21.01.2016

Espremer espinhas ou dormir maquiada: confira 5 manias que podem estar acabando com sua pele

Pele oleosa ou seca demais, surgimento de acnes e perda do brilho e maciez. Todos esses fatores podem ser consequências de hábitos do dia a dia
Pele oleosa ou seca demais, surgimento de acnes e perda do brilho e maciez. Todos esses fatores podem ser consequências de hábitos do dia a dia

Você tem reparado que sua pele não anda mais a mesma? Seja muito oleosa ou seca demais, com acnes indesejáveis e ainda perdeu toda a maciez e brilho natural? Pode ser que você esteja fazendo algo errado, tão imperceptível, que já virou mania. Esquecer de tirar a maquiagem ou espremer cravos e espinhas. Apesar de serem atos aparentemente inofensivos, eles podem causar muitos riscos para o seu rosto e corpo. Cláudia Maria Duarte, Coordenadora do departamento de Laser da Sociedade de Dermatologia do Rio, conta quais são eles.

Espremer cravos e espinhas

Tem gente que não resiste e adora espremer aquele cravos e espinhas. Além de doer bastante, essa atitude não é nada legal para a saúde da sua pele. "Isso pode causar duas coisas: infecção e a formação de poros abertos. A infecção, dependendo da intensidade, pode levar a cicatrizes". Essa mania provoca o acúmulo de manchinhas e marcas na pele que, dependendo do tipo, formato e profundidade ficam mais difíceis de tratar, exigindo peelings mais intensos ou laser realizados pelo dermatologista.

Maquiagem coletiva

Por mais íntima que você seja daquela sua melhor amiga, existem coisas que não devemos emprestar ou compartilhar com ninguém, como a maquiagem. Um dos maiores perigos deste ato inofensivo é o contágio do herpes. "A contaminação da maquiagem com o vírus do herpes simples é a complicação mais desagradável, pois esta virose não tem cura e surge em surtos periódicos, principalmente quando se compartilha batom".

Não passar o protetor solar quando pegar sol

Ainda tem gente que não se preocupa em passar o protetor nos dias de sol. Mas é melhor gastar alguns minutinhos espalhando o creme em todo o corpo do que se preocupar com as complicações futuras, como o próprio câncer de pele. A profissional também atenta em repassar o filtro solar a cada 2 hora. "Em condições naturais, o vento, sol, água do mar ou piscina podem promover a remoção precoce do filtro. Inclusive de maneira irregular, quando a pessoa chega em casa toda "malhada", isto é, com áreas de cor diferente do avermelhado ao acastanhado". Já pensou? Melhor garantir a proteção de um bronzeado natural e bonito.

Não beber água o suficiente por dia

É essencial beber, pelo menos, dois litros de água por dia. O líquido natural faz bem pra saúde do organismo e da pele, deixando tudo mais hidratado. Cláudia afirma que a ausência de água no corpo pode causar cansaço, náuseas e complicações urinárias, sintomas de uma desidratação. "Nestes casos pode ser necessário a internação em unidade de atendimento hospitalar para hidratação endovenosa com soro fisiológico e avaliação das perdas dos eletrólitos (sódio e potássio) e água".

Esquecer de tirar a maquiagem

Tem dias que a preguiça é tanta que você só quer chegar em casa e dormir, né? Mas pegar no sono sem tirar a maquiagem pode causar o que chamamos de acne cosmética. "Caracterizada pela presença de comedões (cravos) e pústulas (espinhas) pelo acúmulo de produtos em pó ou gordurosos na entrada das glândulas sebáceas e até irritação destas glândulas e consequente inflamação". Aos poucos, a sua pele toma um aspecto áspero e perde todo o brilho natural, deixando aquele visual "sujo". Melhor não, né?  Por isso, limpe a pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem, outros produtos e poeira.


Tags:

TODAS AS MATÉRIAS: bem estar