Gengivite pode ser tratada com enxaguante bucal?
O enxaguante bucal pode ajudar a combater a gengivite se indicado por dentista
O enxaguante bucal pode ajudar a combater a gengivite se indicado por dentista

Publicador de Conteúdos e Mídias

Enxaguante bucal pode tratar gengivite?

O fio dental é protagonista na prevenção e no tratamento da gengivite. Mas você sabia que o enxaguante bucal também pode ajudar no processo? Leia para saber mais

16/11/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

A gengivite é um problema de saúde bucal muito comum. Ela é causada por conta do acúmulo de restos de comida sobre os dentes, o que aumenta a população de bactérias na cavidade oral, gerando um processo inflamatório na gengiva. Se deixada sem tratamento, a condição pode evoluir para uma periodontite, que em casos mais graves pode levar até a perda de dentes. É sabido que o uso de fio dental diariamente pode evitar o aparecimento da inflamação e até mesmo eliminá-la, mas será que o enxaguante bucal também pode tratar gengivite? Para saber mais, conversamos com a dra. Thamir Amaral. Confira!

Enxaguantes antissépticos ajudam a combater a gengivite

É normal termos bactérias na nossa boca. Elas ajudam na manutenção da nossa saúde bucal e até mesmo são parte do começo da digestão dos alimentos. O problema acontece quando elas se reproduzem acima do normal, gerando inflamações na gengiva e outros problemas na saúde bucal. De acordo com a dra. Thamir Amaral, os enxaguantes bucais antissépticos podem ajudar no combate à gengivite, mas não são todos. “A gengivite é uma inflamação da gengiva provocada pela infecção de bactérias. Apenas os enxaguantes bucais que inibem a proliferação de bactérias, auxiliam no tratamento da gengivite e periodontite, que seria o avanço crônico da doença. O enxaguante Periodefense da OralB é um exemplo de antisséptico composto por Clorexidina a 0,12% e que pode ser prescrito para o tratamento e prevenção de infecções bucais”, explica. 

Apenas um dentista pode indicar o tratamento com enxaguante bucal

O enxaguante bucal é apenas um dos tratamentos possíveis para gengivite e periodontite. Geralmente, é feita uma limpeza profunda em consultório utilizando ultrassom para remover placa bacteriana e possíveis acúmulos de tártaro que estejam presentes nos dentes e abaixo da gengiva. Mas, caso o profissional da saúde ache melhor, também é necessário complementar com a utilização diária de enxaguantes bucais por um período para resolver o problema. “O ideal é que o paciente seja avaliado por um dentista antes de fazer uso de enxaguantes e medicações, pois ele irá determinar o tipo de tratamento específico para cada caso clínico. Geralmente em casos de gengivite o uso de enxaguante antisséptico é diário durante o tratamento”, conta a Dra. Amaral. 

A prevenção contra gengivite é o melhor tratamento

Apesar de ser fácil de tratar e de ter muitas opções, o melhor a ser feito em relação à gengivite é evitar que ela se desenvolva. Por isso, é necessário utilizar o fio dental diariamente, pelo menos três vezes ao dia, para remover o biofilme produzido pelas bactérias. Isso garante que você retire fisicamente os resíduos e evite que eles causem problemas. Durante a sua higiene bucal, tente passar o fio também na região que fica entre dente e gengiva. Essa região é de difícil acesso para a escova de dente e somente com o fio dental você consegue remover a placa bacteriana infragengival. 
 

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias