Em quais casos de dor de dente eu preciso tomar antibiótico?
A dor de dente é um incômodo que pode ter diferentes causas. Saiba em quais casos pode ser necessário o uso de antibióticos para tratá-la
A dor de dente é um incômodo que pode ter diferentes causas. Saiba em quais casos pode ser necessário o uso de antibióticos para tratá-la

Publicador de Conteúdos e Mídias

Dor de dente: em quais casos é preciso tomar antibiótico?

Entenda quando é preciso de antibióticos para tratar a dor de dente! Leia as causas e tratamentos. Sempre consulte um dentista e não se automedique. 

06/09/2017

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Primeiro você sentiu um incômodo, que com o tempo evoluiu para uma forte dor nos dentes. Esse sintoma pode ter diferentes causas, por isso é importante ter atenção a esse sinal e não adiar a ida ao dentista. E agora, o que você terá que fazer? Será que vai ser preciso tomar antibiótico? As formas de tratamento podem ser várias, mas existem certos casos em que esse medicamento pode sim ser necessário. Confira o que diz a dentista Sofia Cabaleiro e saiba em quais casos esse uso é indicado.

Diferentes fatores podem levar a uma dor de dente

Dores de dente podem ser provocadas por diversos motivos. Entre as possíveis causas estão restaurações mal adaptadas, fraturas e toque prematuro, ou seja, quando ao fechar os dentes ocorre um contato entre algum deles antes do que seria adequado. “A mais comum entre as possíveis causas é a cárie profunda”, destaca a dentista.

Tratamentos variam de acordo com a causa

Os tratamentos para a dor de dente vão depender da causa desse problema. “Pode ser trocando uma restauração que tem alguma infiltração, tratando o canal do dente que houve
fratura, escariando o dente que está com cárie”, explica. O dentista irá investigar a causa e indicar o tratamento adequado para cada paciente.

Em quais casos de dor de dente é preciso tomar antibiótico?

Existem situações em que o trauma ou a cárie podem levar à necrose de um dente. Essa necrose indica uma infecção, que pode ser diagnosticada através de sintomas específicos, e a dor de dente está entre eles. “Nesses casos é possível que seja indicado o uso de antibiótico para o paciente tanto como forma preventiva como curativa”, esclarece. Um analgésico também pode ser indicado para uso do paciente, como forma de combater a dor causada pela infecção. Segundo a dentista, muitas vezes o uso dos dois medicamentos é associado para controlar o sintoma de dor de forma mais eficaz.

Mas nada de se automedicar! A indicação do uso de antibiótico deverá ser feita somente por um dentista. “Antibióticos são medicamentos que devem ser utilizados com parcimônia, e somente seu dentista saberá dizer qual é mais indicado para aquele caso, a dosagem e o número de dias que deverá tomar”, alerta.

Primeira medida deve ser consultar seu dentista

Caso a dor de dente apareça, a primeira medida a ser tomada deve ser procurar a ajuda de um profissional da área odontológica e realizar os exames necessários para diagnosticar a causa da dor. Dessa forma, ele poderá traçar um plano de tratamento capaz de curar o problema o mais rápido possível.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sofia Cabaleiro - Endodontista
Belo Horizonte, MG
CRO-MG: 34919

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias