29.12.2020

Dente podre: quais são as causas e sintomas? Dá para tratar ou a extração é a única saída?

Você está com o dente apodrecido ou no estado de muita cárie? Saiba o que fazer para recuperá-lo!
Você está com o dente apodrecido ou no estado de muita cárie? Saiba o que fazer para recuperá-lo!

Faz tempo que você não vai ao dentista e um dos seus dentes está com uma aparência nada agradável. Além da estética, você também vem sentindo outros incômodos bucais, como dor de dente, sensibilidade e mau hálito. Caso esses sintomas estejam bem persistentes, é possível que seja um caso de dente podre. Mas, afinal de contas, quais são as causas desse problema? É possível tratar ou a extração é a única saída para este caso? O Sorrisologia entrevistou o cirurgião-dentista Diego Limoeiro que esclareceu a questão.

O que é um dente podre? Entenda os sintomas e características

Essa é uma dúvida bastante comum entre os pacientes. O profissional responde: "O que chamamos vulgarmente de dente podre é um dente extensamente cariado, que pode inclusive acometer adultos e crianças". Ninguém está livre de desenvolver esse problema, principalmente aqueles que não praticam uma boa higiene bucal. Os sintomas mais comuns do dente podre são:

- Dor de dente;

- Aparência amarelada;

- Tártaro;

- Uma ou mais cáries;

- Desgaste dentário;

- Mau hálito.

O que pode causar o apodrecimento do dente?

Diego conta que um dente podre pode ser causado não apenas por um motivo, mas por um conjunto de fatores. "Estão relacionados em sua maioria a uma pobre higiene bucal. Por outro lado, há alguns raros de distúrbios genéticos que predispõe". Por isso, é tão importante escovar os dentes corretamente desde de a infância, usar o fio dental todos os dias e finalizar o ritual com um enxaguante. Não esqueça de incluir um creme dental com a quantidade correta de flúor para prevenir as cáries. 

É possível recuperar esse dente podre com algum tratamento?

Sim, é possível recuperar um dente podre, mas tudo isso vai depender do olhar profissional do odontologista. "É importante avaliar o caso com um dentista a possibilidade da recuperação deste dente, seja com tratamento de canal, associado a pinos intra-radiculares e coroas. Essa avaliação normalmente é feita com um auxílio de radiografias da arcada dentária", revelou o profissional.

Em quais casos a extração do dente podre é recomendada?

Quando o dentista conclui que o dente não pode ser reabilitado de alguma forma, a extração é a única saída para de livrar desse problema e evitar que a infecção se espalhe. Diego conta como o espaço do dente que foi removido deve ser preenchido: "A reabilitação pode ser feita através de próteses fixas, removíveis e implantes dentários (que são os mais recomendados), quando possível".

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Diego Limoeiro - Cirurgião bucomaxilofacial | Implantodontista Pós-graduado em Cirurgia da ATM Especialista em DTM e Dor orofacial
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 31146


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal