Dentista também é paciente! Quando tudo que ele ensina é aplicado em sua própria vida
Um bom dentista certamente já fez toda sua higiene bucal antes de orientar um paciente a fazer o mesmo
Um bom dentista certamente já fez toda sua higiene bucal antes de orientar um paciente a fazer o mesmo

Publicador de Conteúdos e Mídias

Dentista também é paciente! Quando tudo que ele ensina é aplicado em sua própria vida

Seu dentista vive falando pra você escovar bem os dentes, passar fio dental, usar enxaguante e todos os demais procedimentos para manter a saúde do seu sorriso. Daí você pensa "é muito fácil falar, duvido que ele faça o mesmo". Pois é, esse pensamento já d

23/10/2015

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Seu dentista vive falando pra você escovar bem os dentes, passar fio dental, usar enxaguante e todos os demais procedimentos para manter a saúde do seu sorriso. Daí você pensa "é muito fácil falar, duvido que ele faça o mesmo". Pois é, esse pensamento já deve ter passado na cabeça de muitas pessoas, principalmente as mais preguiçosas que sempre querem arrumar uma desculpa para se livrar ou pular algumas etapas da higiene bucal.

Mas aqui vai uma grande notícia: dentistas também possuem dentes. E sim, eles também precisam fazer tudo aquilo que vivem falando para você durante as consultas. Afinal, se um dia você encontrar um dentista sem dente é, no mínimo, estranho, né?

O dentista fora do consultório

O ortodontista Henrique Casarim conta que ele só não cumpre à risca tudo que fala para seus pacientes porque como é um dentista que atende pessoas com aparelho dentário, alguns cuidados são diferentes, já que ele não usa. No mais, ele respeita todas as recomendações. "Tratando-se da frequência, eu faço, sim, a minha higiene bucal da mesma forma que recomendo aos meus pacientes. Escovo meus dentes pela manhã, após as refeições e à noite. O fio dental uso sempre antes de cada escovação", contou.

Sintomas de um problema

Casarim diz que não faz autoexames para avaliação de algum problema bucal, mas, claro, que ao sentir os sintomas ele logo reconhece. "Quando sinto algo, mesmo que pequeno, eu já tenho uma ideia do que possa ser, a evolução e o tratamento mais adequado, então inicio todo o procedimento bem rápido. O que evita maiores danos à minha saúde bucal", explica o profissional. Está vendo, só? Mais uma coisa que seu dentista tanto alerta: procurar ajuda médica ao perceber os primeiros sintomas, isso evita que os problemas se agravem.

Mesmo que o dentista conheça bem o assunto, não resolve o problema sozinho. Quando Henrique se torna o paciente tem que recorrer à ajuda de seus colegas. "Apesar de ser ortodontista, tenho vários amigos clínicos e especialistas, então dependendo do problema eu escolho o profissional que trabalha naquela área que estou necessitando. Normalmente são pessoas amigas e parceiras".

Outros cuidados importantes

Como seu dentista também fala, além da boa escovação e demais cuidados com os dentes, existem outros hábitos de vida que contribuem para um sorriso mais sadio. Casarim, novamente, respeita todos eles. "A alimentação equilibrada é a base de toda nossa saúde. Eu tento mantê-la com frutas, legumes, verduras, proteína e carboidratos. Não tenho uma dieta específica, mas acredito que devemos buscar sempre o equilíbrio. Dietas com muito açúcar, podem provocar cáries e outros problemas bucais. O importante é não exagerar", finalizou.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias