Dentista, Odontologista e Odontólogo: Qual a Diferença Entre Eles?
Descubra as diferenças entre dentista, odontologista e odontólogo. Encontre o profissional ideal para sua saúde bucal. Leia mais agora!
Compartilhar em suas redes
O dentista tem papel fundamental na vida de todos nós. Ele é o responsável por cuidar da nossa saúde bucal, prevenindo, diagnosticando e tratando doenças que afetam a boca, os dentes e as estruturas relacionadas.
Além disso, ele é especialista em cuidar, orientar sobre cuidados preventivos, problemas e oferecer sempre os melhores tratamentos de acordo com a sua necessidade. Contudo, as nomenclaturas para designar este profissional podem confundir as pessoas.
Pensando em esclarecer essas e outras dúvidas sobre a área, Sorrisologia conversou com a odontologista Camila Stofella que revelou as principais características dessas especializações.
O Papel do Dentista na Saúde Geral e Bem-Estar
Embora existam diferentes nomenclaturas, dentista, odontologista e odontólogo são termos para nos referirmos ao mesmo profissional.
Segundo a Drª Camila, não existe diferença entre o dentista e o odontologista, por exemplo. “Na verdade, os termos são sinônimos. Ambos os profissionais estudam a graduação em Odontologia e são responsáveis pelo tratamento dos dentes e da saúde bucal”, afirma.
Dentista e as Especialidades Odontológicas
Dentro da odontologia moderna, existe um leque de possibilidades que o profissional pode seguir, sendo cada opção focada em diferentes aspectos da saúde bucal.
Veja abaixo algumas das principais áreas de atuação da odontologia:
Clínica geral: é a base da odontologia. Atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversos problemas na boca. O clínico geral realiza exames, faz limpezas dentárias, restaurações, extrações, tratamento de cárie e outros problemas bucais mais comuns.
Ortodontia: profissional qualificado para corrigir a posição e alinhamento dos dentes. A ortodontia é a especialidade que trata da má oclusão dentária, problemas de articulação temporomandibular (ATM), diastemas, mordida cruzada, entre outros. São os ortodontistas os responsáveis pela indicação do uso de aparelhos ortodônticos.
Endodontia: área que trata da polpa dentária, a parte interna do dente. Esse profissional é o mais indicado para realizar tratamentos de canal, traumatismo dentários, clareamento interno de dentes, entre outros procedimentos.
Periodontia: o cuidado das gengivas é realizado pelo periodontista. Ele auxilia na prevenção, diagnóstico e tratamentos de doenças como a gengivite e periodontite.
Implantodontia: essa área é a responsável pela reposição de dentes perdidos com implantes dentários. Esse especialista realiza cirurgia de implante dentário, colocação de próteses fixas ou removíveis sobre os implantes, faz enxertos ósseos quando necessário e cirurgias de enxerto gengival, focado na melhora estética e saúde das gengivas ao redor dos implantes.
Harmonização Orofacial (Odontologia Estética): área dedicada a buscar o equilíbrio entre a funcionalidade e a estética da face, utilizando técnicas minimamente invasivas para redesenhar a harmonia facial como um todo. O dentista especializado nessa área está apto a realizar aplicação de toxina botulínica, bichectomia, tratamento de bruxismo, preenchimento com ácido hialurônico, rinomodelação, dentre outras cirurgias estéticas.
Odontopediatria: esse é o profissional especializado na saúde bucal de bebês até adolescentes. Ele realiza a prevenção de cáries, aplicação de flúor, selantes, além de construir uma jornada com pais e paciente de orientações sobre saúde bucal.
Quando Procurar um Dentista ou Qual Especialista Escolher?
É fato que a maioria de nós só procura um dentista quando a dor já está instalada ou para cumprir o protocolo e marcar uma consulta anual. No entanto, de acordo com a especialista, manter uma regularidade nas visitas ao dentista é fundamental para manter a saúde bucal em dia.
Veja alguns dos cenários que identificam a hora de ir ao dentista:
visitas regulares;
dor de dente ou na boca;
gengiva sangrando ou inchada;
gravidez;
mau hálito;
nascimento dos sisos;
tratamento ortodôntico.
Dependendo da sua condição, talvez seja necessário o cuidado de um especialista. Na consulta inicial, o clínico geral irá indicar o profissional adequado para o seu caso.
Agora que entendemos a função da odontologia, diferenças de terminologias e quais áreas ela atende, fica claro que ela impacta a saúde geral e bem-estar.
A boca é a porta de entrada para o corpo, por isso uma saúde bucal em dia também indica cuidados com o corpo e seguir uma rotina campeã de higiene bucal é, e sempre será, o primeiro passo para cuidar da saúde.
Nunca vamos nos cansar de indicar:
escove os dentes ao menos 2 vezes ao dia;
use fio dental e enxaguante bucal;
tenha uma alimentação saudável;
diga não ao cigarro;
agende consultas regulares ao seu dentista de confiança;
E, claro, conte com Oral-B para garantir uma higiene bucal completa.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Camila Stofella Sodré - Doutoranda em Clínica Médica pela UFRJ. Mestre em odontologia com área de concentração em reabilitação oral / prótese. Especialista em prótese dentária.
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 40419
Você utiliza os itens de higiene bucal certos para cuidar do seu sorriso? Faça o nosso teste para descobrir!