Pessoas com dentes sensíveis podem usar escova de dente elétrica? Saiba como tratar sensibilidade dentária
Quem tem dentes sensíveis pode utilizar escova de dente elétrica, mas o mais importante é saber como realizar a escovação (sem fazer muita força e com um creme dental para sensibilidade)
Quem tem dentes sensíveis pode utilizar escova de dente elétrica, mas o mais importante é saber como realizar a escovação (sem fazer muita força e com um creme dental para sensibilidade)

Publicador de Conteúdos e Mídias

Pessoas com dentes sensíveis podem usar escova de dente elétrica?

Pessoas com dentes sensíveis podem usar escova elétrica? Aprenda a usá-la e veja formas de cuidados para evitar desconfortos. Saiba mais agora!

 

17/04/2023

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Se você sofre com dentes sensíveis - o que geralmente ocorre quando o esmalte dentário está desgastado -, é muito importante utilizar produtos de higiene bucal específicos. A escova de dente elétrica, por exemplo, garante uma higienização prática e mais detalhada, sendo ótima para evitar o acúmulo de placa bacteriana. No entanto, ela precisa ser manuseada com cautela, sem muita força, principalmente por quem tem sensibilidade nos dentes.

Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Rhianna Barreto, especialista em odontologia hospitalar, que esclareceu se a escova elétrica pode (ou não) ser utilizada em casos de sensibilidade dentária e deu ótimas dicas para lidar com o problema. Continue lendo para entender!

Quem tem dentes sensíveis pode usar escova de dente elétrica?

De acordo com a cirurgiã-dentista, a escova elétrica não representa riscos para os dentes sensíveis. Ainda assim, é importante ter cautela durante a higiene bucal e optar, de preferência, por uma pasta de dente apropriada para o caso. “A escova elétrica pode ser utilizada desde que de forma adequada para a higiene oral. O ideal seriam escovas elétricas de cabeça pequena. Dentre elas, a ultrassônica seria a melhor opção, utilizada juntamente com creme dental para sensibilidade”, recomenda.

A escova de dente ultrassônica consiste em um modelo elétrico bastante eficiente para a remoção de biofilme. Ela se diferencia por ter uma maior capacidade de vibração e grande número de movimentos por minuto, o que permite uma higienização mais completa dos dentes.

No caso de quem tem sensibilidade, o uso desse tipo de escova pode ser útil para proteger a dentina (segunda camada do dente, que fica exposta devido ao desgaste do esmalte), pois previne melhor o acúmulo de bactérias e, consequemente, de cáries e outras possíveis infecções. É importante, ainda assim, que o paciente consulte o seu dentista de confiança para saber qual tipo de escova é a mais indicada para o seu caso específico.

Escova de dente elétrica ou manual: qual é mais indicada para quem tem sensibilidade nos dentes?

De acordo com a especialista, é mais importante saber como escovar os dentes corretamente - sem fazer muita força e realizando os movimentos certos - do que propriamente se preocupar com o tipo de escova utilizado.

“As duas escovas podem ser utilizadas, tanto a normal (com cabeça pequena e ultramacia) quanto a elétrica (preferencialmente a ultrassônica). Ambas irão realizar uma higienização dentária sem prejudicar o esmalte ou aumentar a sensibilidade, mas devem ser utilizadas sempre com creme dental para sensibilidade”, orienta. 

Vale destacar, ainda, que nem sempre o uso da pasta de dente para sensibilidade é suficiente para tratar os dentes e resolver o problema. De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), o dentista deve identificar a origem da sensibilidade para indicar um tratamento. 

É possível que as seguintes medidas resolutivas sejam adotadas: aplicação de flúor ou agentes dessensibilizantes no consultório; obturação e instalação de coroa (caso o dente tenha alguma falha); enxerto gengival cirúrgico (caso a sensibilidade se origine de uma retração gengival) e até tratamento de canal, quando o dente está sensível devido a uma cárie profunda.

Sensibilidade nos dentes: como aliviar com dicas de escovação

Quando o paciente sofre de quadros frequentes de sensibilidade dentária, redobrar os cuidados com a higiene bucal é o primeiro passo. A dentista dá dicas de como deve ser a rotina de limpeza dos dentes nesse tipo de caso:

  1. Realize a higiene de forma regular, em movimentos leves e circulares, sem forçar a escova contra os dentes;
  2. Utilize escova de dente pequena e com cerdas macias;
  3. Opte pelo creme dental para dentes sensíveis;
  4. Utilize fita dental encerada para melhor deslize do fio e menor agressão ao periodonto.

Uma boa opção para aliviar a sensibilidade nos dentes e, de quebra, ainda proteger a saúde da gengiva, é recorrer à pasta de dente Oral-B Duplo Alívio. Essa pasta melhora o desconforto de forma mais imediata, pois protege o esmalte do dente desde o primeiro uso e garante uma limpeza bastante eficiente. 

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias