Pessoas com dentes sensíveis podem usar escova de dente elétrica?
17.04.2023
Pessoas com dentes sensíveis podem usar escova de dente elétrica? Saiba como tratar sensibilidade dentária

Se você sofre com dentes sensíveis - o que geralmente ocorre quando o esmalte dentário está desgastado -, é muito importante utilizar produtos de higiene bucal específicos. A escova de dente elétrica, por exemplo, garante uma higienização prática e mais detalhada, sendo ótima para evitar o acúmulo de placa bacteriana. No entanto, ela precisa ser manuseada com cautela, sem muita força, principalmente por quem tem sensibilidade nos dentes.
Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Rhianna Barreto, especialista em odontologia hospitalar, que esclareceu se a escova elétrica pode (ou não) ser utilizada em casos de sensibilidade dentária e deu ótimas dicas para lidar com o problema. Continue lendo para entender!
Quem tem dentes sensíveis pode usar escova de dente elétrica?
De acordo com a cirurgiã-dentista, a escova elétrica não representa riscos para os dentes sensíveis. Ainda assim, é importante ter cautela durante a higiene bucal e optar, de preferência, por uma pasta de dente apropriada para o caso. “A escova elétrica pode ser utilizada desde que de forma adequada para a higiene oral. O ideal seriam escovas elétricas de cabeça pequena. Dentre elas, a ultrassônica seria a melhor opção, utilizada juntamente com creme dental para sensibilidade”, recomenda.
A escova de dente ultrassônica consiste em um modelo elétrico bastante eficiente para a remoção de biofilme. Ela se diferencia por ter uma maior capacidade de vibração e grande número de movimentos por minuto, o que permite uma higienização mais completa dos dentes.
No caso de quem tem sensibilidade, o uso desse tipo de escova pode ser útil para proteger a dentina (segunda camada do dente, que fica exposta devido ao desgaste do esmalte), pois previne melhor o acúmulo de bactérias e, consequemente, de cáries e outras possíveis infecções. É importante, ainda assim, que o paciente consulte o seu dentista de confiança para saber qual tipo de escova é a mais indicada para o seu caso específico.
Escova de dente elétrica ou manual: qual é mais indicada para quem tem sensibilidade nos dentes?
De acordo com a especialista, é mais importante saber como escovar os dentes corretamente - sem fazer muita força e realizando os movimentos certos - do que propriamente se preocupar com o tipo de escova utilizado.
“As duas escovas podem ser utilizadas, tanto a normal (com cabeça pequena e ultramacia) quanto a elétrica (preferencialmente a ultrassônica). Ambas irão realizar uma higienização dentária sem prejudicar o esmalte ou aumentar a sensibilidade, mas devem ser utilizadas sempre com creme dental para sensibilidade”, orienta.
Vale destacar, ainda, que nem sempre o uso da pasta de dente para sensibilidade é suficiente para tratar os dentes e resolver o problema. De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), o dentista deve identificar a origem da sensibilidade para indicar um tratamento.
É possível que as seguintes medidas resolutivas sejam adotadas: aplicação de flúor ou agentes dessensibilizantes no consultório; obturação e instalação de coroa (caso o dente tenha alguma falha); enxerto gengival cirúrgico (caso a sensibilidade se origine de uma retração gengival) e até tratamento de canal, quando o dente está sensível devido a uma cárie profunda.
Sensibilidade nos dentes: como aliviar com dicas de escovação
Quando o paciente sofre de quadros frequentes de sensibilidade dentária, redobrar os cuidados com a higiene bucal é o primeiro passo. A dentista dá dicas de como deve ser a rotina de limpeza dos dentes nesse tipo de caso:
- Realize a higiene de forma regular, em movimentos leves e circulares, sem forçar a escova contra os dentes;
- Utilize escova de dente pequena e com cerdas macias;
- Opte pelo creme dental para dentes sensíveis;
- Utilize fita dental encerada para melhor deslize do fio e menor agressão ao periodonto.
Uma boa opção para aliviar a sensibilidade nos dentes e, de quebra, ainda proteger a saúde da gengiva, é recorrer à pasta de dente Oral-B Duplo Alívio. Essa pasta melhora o desconforto de forma mais imediata, pois protege o esmalte do dente desde o primeiro uso e garante uma limpeza bastante eficiente.