Dentes brancos na páscoa: posso comer chocolate durante o tratamento de clareamento dental?
Fazer clareamento dental é o sonho de muitas pessoas. Afinal, dentes amarelados e sem brilho não combinam com ninguém! E quando esse problema estético vem aliado a manchinhas escuras, principalmente, o desconforto aumenta, podendo inclusive, atingir a sua autoestima. No entanto, se voc&am
Compartilhar em suas redes
Fazer clareamento dental é o sonho de muitas pessoas. Afinal, dentes amarelados e sem brilho não combinam com ninguém! E quando esse problema estético vem aliado a manchinhas escuras, principalmente, o desconforto aumenta, podendo inclusive, atingir a sua autoestima. No entanto, se você já está decidida em realizar esse tratamento, saiba que deverá abrir mão de algumas comidas a fim de que o tratamento tenha o melhor resultado possível. Mas será que o chocolate é uma delas? Quem conta mais sobre o assunto é o odontólogo André Alvim. Veja a seguir!
Saiba o que você não deve consumir durante o tratamento de clareamento dental
O procedimento de clareamento dental está certamente no auge, dentro do aspecto de harmonização facial. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o sorriso, realizando tratamentos para deixar os dentes alinhados e branquinhos. No entanto, para quem deseja realizar esse procedimento, deve-se atentar ao grupo de alimentos que estão na lista dos que não devem ser comidos após o tratamento. Isso porque certas comidas e bebidas possuem uma quantidade de pigmentos maior, o que pode colocar em risco o seu clareamento.
Preste bastante atenção nos alimentos que você for ingerir e atente-se às comidas com alto teor de corante em sua fabricação, como, principalmente, a beterraba, os molhos de tomate, inglês e de soja, bem como o açaí. Já as bebidas que mais causam a alteração da cor dos dentes são o café, o vinho tinto e os refrigerantes. “Estes, causam manchas precoces por conta da rápida absorção dos ácidos e subprodutos acidíferos na sua composição, que, em contato com o esmalte dentário, gera a desmineralização da camada (perda de cálcio do dente)”, explica André ao ressaltar: “conforme a quantidade de cálcio é reduzido no dente, maior serão as chances do surgimento de cáries”.
Será que é possível unir o chocolate e o clareamento dental?
Segundo o dentista, o chocolate não fica na lista dos alimentos que trazem algum risco para o manchamento precoce dentário e se opõem a ideia, por exemplo, dos refrigerantes e iogurtes. No entanto, o cacau é o grande responsável por deixar o doce com a coloração marrom intensa. Ao mastigar aquela barra de chocolate ou uma torta de chocolate - que é imbatível-, o pigmento escuro do cacau acaba sendo absorvido e passa para os dentes, o que pode resultar em um possível amarelamento.
Mas, se você é do time dos chocólatras de plantão e não pode nem pensar em viver sem o doce, ou ainda, se você acabou de realizar o tratamento, mas teme a aproximação da páscoa, saiba que tem jeito! O odontologista explica: “nesses momentos não precisa haver desespero! Porém, vale alguns cuidados: para evitar o escurecimento dentário, é possível sim comer aquele chocolate sem culpa. Certifique-se, apenas, de que conseguirá realizar a devida escovação dos dentes após fazer a degustação do doce”. Além disso, André indica: “o procedimento de clarear o dente deve haver uma atenção redobrada, caso contrário, poderá ocorrer o efeito inverso”.
Este artigo tem a contribuição do especialista: ID NO PUBLICADOR 1151
André Alvim - Periodontista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ 24039