26.07.2021

Dor de garganta pode ser sinal de dente siso nascendo?

Dente siso nascendo pode resultar em gengiva inflamada, dor de cabeça e outros sintomas.
Dente siso nascendo pode resultar em gengiva inflamada, dor de cabeça e outros sintomas.

Não é novidade para ninguém que dente siso nascendo pode trazer incômodos e complicações. Afinal, o terceiro molar pode enfrentar alguns problemas, como falta de espaço na arcada dentária, que complicam a sua erupção. Dentre os sintomas de dente siso nascendo, podemos citar gengiva inflamada, dor de dente e dificuldade para mastigar. Mas será que a dor de garganta também pode estar na lista? Para esclarecer essa dúvida, conversamos com a dentista Thamires Oggioni que revelou a relação entre os quadros e dicas para aliviar o dente siso nascendo.

Antes de tudo, entenda o que é o dente siso 

Embora os dentes sisos sejam conhecidos pelos pacientes, pouco se sabe sobre a funcionalidade e a características desses elementos. De acordo com a dentista, os dentes sisos são os terceiros molares e ficam localizados atrás de todos os outros dentes no fim da arcada dentária. Por esse motivo, eles são os últimos a se formarem na boca.

“Somos compostos por quatros dentes sisos: dois superiores e dois inferiores. Eles são caracterizados por não seguirem um padrão e, por isso, podem nascer iguais aos dentes de trás ou completamente diferentes”, explica a dentista. Sendo assim, um paciente pode ter uma a quatro raízes retas ou curvadas, mesmo os outros dentes não apresentando nenhuma alteração - o que explica as “surpresas” durante um dente siso nascendo. 

Dor de garganta é sintoma de dente siso nascendo: mito ou verdade?

Depende. Ainda que muitos pacientes associem a dor de garganta ao dente siso nascendo, a especialista revela que os quadros nem sempre estão relacionados. “Na maioria das vezes, as pessoas podem sentir um desconforto perto da região da garganta e isso faz com que elas confundam com dor de garganta”, revela a profissional. No entanto, essa dor frequente na região pode se tratar de um sinal de amigdalite, que exige um acompanhamento por um médico especializado. 

Mas, vale ressaltar que, um dente siso nascendo pode apresentar uma série de sintomas que quando somados a dor de garganta podem caracterizar o quadro. “Os sinais mais relatados por meus pacientes são dor de ouvido, dor de cabeça, dor na parte interna da bochecha e sintomas de latejar ou “pontadas” na região do siso, podendo se estender até a região do queixo”, conta a Dra. Thamires. Por isso, é importante a consulta com o dentista para avaliar se a causa é um dente siso nascendo ou outros quadros que necessitam de um tratamento.

Como aliviar os sintomas de dente siso nascendo?

Lidar com um dente siso nascendo está longe de ser uma tarefa fácil. Como já sabemos, os terceiros molares podem causar bastante incômodo e desconforto durante a sua erupção. Mas, a boa notícia é que existem algumas medidas simples que podem ajudar a aliviar esses sintomas. “No caso da dor de garganta, o quadro deve ser tratado com medicação adequada, podendo ser utilizado xaropes naturais, pastilhas de menta ou própolis para aliviar o desconforto”, afirma a dentista. 

Além disso, é importante evitar o consumo de alimentos duros ou que exijam esforço na mastigação, e optar por uma dieta mais líquida para amenizar as dores de um dente siso nascendo. No entanto, vale lembrar que, em alguns casos, a extração do dente siso pode ser necessária. Por isso, o ideal é consultar o seu dentista de confiança para garantir o tratamento adequado. 

Este artigo tem a contribuição do especialista: 
Thamires Oggioni -  Dentista formada na Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Atua como clínica geral realizando procedimentos de prevenção, reabilitação oral, extrações e clareamento dental.
Rio de Janeiro - RJ
RO-RJ: 50747


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal