Dente com canal pode cair? O tratamento endodôntico enfraquece o dente?
A retirada da polpa do dente não o enfraquece. Mas também não o torna imune a problemas de saúde bucal que possam causar a perda do dente.
A retirada da polpa do dente não o enfraquece. Mas também não o torna imune a problemas de saúde bucal que possam causar a perda do dente.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Dente com canal pode cair?

Será que o tratamento endodôntico realmente enfraquece os dentes? Leia para saber se um dente com canal pode cair.

30/06/2023

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Uma das principais dúvidas sobre o temido canal dentário é se o dente com canal pode cair. A questão vem acompanhada da crença de que o tratamento de canal pode enfraquecer os dentes. Mas será que, na prática, é isso mesmo que acontece? Para tirar todas as suas dúvidas, explicamos qual a relação desse tratamento com a queda dos dentes. Confira!

Dente com canal pode cair? Saiba como fica a saúde bucal após o tratamento

Não é comum que haja uma queda instantânea após o tratamento de canal a menos que o dente sofra um trauma (acidente) relevante. A queda dos dentes permanentes não é normal nem tão comum quanto muitas pessoas pensam. Como o próprio nome já diz, os dentes permanentes substituem os dentes de leite e devem durar pela vida inteira. Porém, problemas de saúde bucal, como a periodontite, por exemplo - muitas vezes iniciados pela falta de higiene adequada - ou traumas podem levar ao enfraquecimento dos dentes e causar uma fratura ou queda.

O mesmo vale para o dente com canal. Mesmo após a remoção da polpa inflamada e restauração da parte externa do dente, ele pode voltar a acumular placa bacteriana e ter cáries caso não seja cuidado corretamente. Sem o tratamento adequado, isso pode levar a problemas maiores no futuro, mas é possível evitar a perda do dente.

Tratamento de canal não enfraquece o dente: entenda por que isso é um mito

Muitas pessoas acreditam que o tratamento de canal enfraquece os dentes. No entanto, isso é um mito. Não existem evidências e estudos que comprovem essa teoria. Segundo os dentistas, o desgaste dentário não acontece por conta do canal, mas sim da perda da polpa dentária e dos nervos que compõem a sua estrutura e foram acometidos pela cárie extensa.

Depois que a polpa já foi afetada pela cárie, não é possível recuperá-la. Só fazendo a sua remoção completa é que o dentista consegue cessar as dores de dente do paciente, para na sequência fazer a restauração da parte externa, “fechando” o dente com uma coroa.

Cuidado após canal é fundamental para preservar a saúde do dente recém-tratado

Segundo cartilha de Endodontia publicada pelo Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF), uma vez que o nervo já foi removido do dente com canal, ele pode voltar a cariar sem causar dor. Nesses casos, o problema pode demorar mais para ser percebido, consequentemente retardando o tratamento e aumentando o risco de piora.

Para evitar que um dente com canal volte a ficar cariado, o órgão recomenda seguir alguns cuidados básicos como fazer a escovação diária adequadamente e visitar o seu dentista regularmente. Logo nos primeiros dias após o canal, é imprescindível seguir as orientações do dentista: não mastigar alimentos duros e pegajosos, como balas, e tomar a medicação conforme prescrito.

Posso ter que fazer canal mais de uma vez no mesmo dente? Como evitar o problema?

Geralmente, um canal dentário bem feito e bem cuidado dura pela vida inteira. Porém, sem os cuidados adequados há casos em que o tratamento precisa ser refeito. Hoje em dia, é recomendado que os dentistas evitem ao máximo a extração do dente, conforme indica a cartilha de Endodontia da CRO-DF, priorizando sempre o tratamento e a restauração. 

Mesmo em casos reincidentes, a extração é apenas o último recurso. Por isso a importância da higiene bucal adequada. Você pode evitar ter que fazer um novo canal com cuidados simples como escovar o dente após as refeições e antes de dormir, usar fio dental diariamente e evitar o consumo em excesso de alimentos ricos em açúcar.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias