Cuidados com o pós-operatório da bichectomia: principais dúvidas e cuidados
Close-up de uma mulher negra sorrindo mostrando os dentes . Ela tem olhos castanhos e pele morena clara em fundo neutro.
Close-up de uma mulher negra sorrindo mostrando os dentes . Ela tem olhos castanhos e pele morena clara em fundo neutro.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Saiba como cuidar da sua saúde após a bichectomia

Tire suas principais dúvidas sobre o pós-operatório da bichectomia e saiba como cuidar adequadamente e ter uma recuperação segura! Leia agora!

05/01/2024

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Quando se trata de melhorar a aparência ou o cuidado com a saúde bucal, considerar uma cirurgia é uma decisão importante que sempre deve ser discutida com um especialista da área. No caso da bichectomia, os cuidados pós-operatórios vão além da higiene bucal, repouso e alimentação adequada. 

O Sorrisologia preparou esse post para explorar as principais dúvidas e orientações sobre o pós-operatório da bichectomia.

Continue lendo para saber mais! 

O que é a bichectomia?

Em linhas gerais, a cirurgia de bichectomia é uma cirurgia que consiste na redução do volume das bochechas, proporcionando benefícios estéticos e de saúde bucal. A técnica recebeu esse nome devido à "remoção da Bola de Bichat", parte que é removida durante a cirurgia, e pode afinar a espessura do rosto em até 70%.

Para quem é indicado?

O procedimento estético facial que está se tornando cada vez mais popular, a bichectomia serve tanto para criar um contorno facial mais definido, como também para algumas pessoas, ela também é recomendada por razões funcionais. 

Por exemplo, se você tem o hábito de morder frequentemente as bochechas por dentro, pode ser que a remoção dessa gordura ajude a reduzir esse desconforto.

Quando se trata de quem é um bom candidato para a bichectomia, é essencial ter uma saúde bucal estável. Isso significa que não deve haver inflamações ou infecções na boca. Além disso, é muito importante ter expectativas realistas sobre os resultados. A bichectomia pode fazer uma grande diferença, mas é fundamental entender o que ela pode e não pode fazer por você.

Cuidados pós-operatórios da bichectomia: o que você precisa saber! 

Como dito anteriormente, a higiene bucal, repouso e alimentação adequada são os pilares para um pós-operatório de sucesso da bichectomia. 

Além dos três citados, estas seis são tão importantes quanto: 

  1. Tome a medicação nos horários previstos: é importante seguir à risca a prescrição de medicamentos feita pelo seu dentista ou cirurgião, que pode incluir analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar o desconforto e prevenir infecções.
  2. Durma na posição correta: tente dormir com a cabeça um pouco elevada nos primeiros dias. Isso pode ser feito com o auxílio de travesseiros extras e ajuda a reduzir o inchaço.
  3. Evite pegar sol diretamente no rosto: nos dias seguintes à cirurgia, evite a exposição direta ao sol, pois isso pode afetar a cicatrização e aumentar o risco de inchaços.
  4. Não fume: O cigarro pode interferir no processo de cicatrização e aumentar o risco de complicações. Por isso, é recomendado evitar fumar durante o período de recuperação.
  5. Siga à risca as orientações do seu médico: cada caso é único e seu dentista pode ter recomendações específicas para o seu caso. Por isso, é fundamental seguir todas as instruções dadas por ele.
  6. Faça compressas de gelo: aplicar compressas de gelo na área externa das bochechas pode ajudar a reduzir o inchaço e o desconforto nos primeiros dias após a cirurgia. Lembre-se apenas de não aplicar o gelo diretamente na pele - use uma toalha ou pano como barreira.

Principais dúvidas sobre a bichectomia

1. A bichectomia é um procedimento doloroso?
Sim e não. Durante o procedimento, são utilizados anestésicos, o que torna a cirurgia indolor. Após a operação, pode haver algum desconforto ou dor leve, que geralmente é controlável com medicamentos prescritos pelo cirurgião.

2. Quais são as complicações potenciais da bichectomia?
Embora seja considerada segura, como qualquer procedimento cirúrgico, a bichectomia pode apresentar riscos, como infecção, assimetria facial, danos aos nervos ou ductos salivares, alterações na expressão facial e complicações na cicatrização.

3. Quanto tempo leva para ver os resultados finais?
Os resultados da bichectomia começam a ficar visíveis algumas semanas após a cirurgia, mas o resultado final pode levar alguns meses para se estabelecer completamente, uma vez que o inchaço precisa diminuir.

4. A bichectomia é reversível?
Não, a bichectomia é um procedimento irreversível. Uma vez removida, a gordura da bola de Bichat não pode ser reposta. Por isso, é importante considerar bem e discutir com seu médico antes de realizar o procedimento.

5. Quantos dias de repouso são necessários após a bichectomia?
Geralmente, recomenda-se um repouso de cerca de 48 a 72 horas após a cirurgia. No entanto, o período exato pode variar de acordo com as orientações do seu cirurgião e sua recuperação individual.

6. Quanto tempo leva para desinchar após a bichectomia?
O inchaço começa a diminuir após a primeira semana, mas pode levar de algumas semanas a alguns meses para desaparecer de forma completa.

7. Quanto tempo é necessário usar a faixa de bichectomia?
O uso da faixa de compressão é geralmente recomendado por cerca de uma semana após a cirurgia, mas o período exato pode variar conforme as instruções do seu médico.

Lembre-se: todo e qualquer procedimento cirúrgico deve ter o acompanhamento médico especializado. 

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias