Como fazer a higiene bucal depois da cirurgia ortognática?
Se você está considerando a possibilidade de fazer cirurgia ortognática, seja por uma questão estética ou por orientação médica, é preciso ter em mente que os cuidados que vem em seguida são fundamentais para que o resultado seja um sucesso.
Compartilhar em suas redes
Se você está considerando a possibilidade de fazer cirurgia ortognática, seja por uma questão estética ou por orientação médica, é preciso ter em mente que os cuidados que vem em seguida são fundamentais para que o resultado seja um sucesso. Como este é um procedimento que interfere significativamente nas articulações do rosto, o pós-operatório é uma fase que precisa ser levada muito a sério pelo paciente. Confira as orientações da especialista Rhianna Barreto a seguir.
Quais são as principais recomendações durante o pós-operatório da cirurgia ortognática?
Segundo a dentista, os cuidados iniciais devem ser realizados pela própria equipe de enfermagem ainda no período de internação, que vai auxiliar na higienização. Quanto a alimentação, ela afirma que deve ser orientada por um profissional, já que nesse período recomenda-se a ingestão de substâncias pastosas e frias.
Além disso, a especialista também indica acompanhamento psicológico para controlar a ansiedade que gira em torno do resultado, e fala sobre a manutenção do aparelho ortodôntico e dos elásticos, utilizados no pós-operatório. “A manutenção deve ser feita regularmente, além de fisioterapia para auxiliar na recuperação da fala, movimentos mandibulares e controle de edema e parestesia.”
Como deve ser feita a higienização bucal durante esse momento? Que cuidados o paciente deve ter?
A limpeza dos dentes após a cirurgia não é das mais fáceis devido ao inchaço, a falta de controle mandibular e a dor, mas ela não deve ser deixada de lado em nenhum momento. Com uma higiene leve e branda no início, Rhianna alerta que esse é a melhor maneira de evitar cáries e infecções no local da ferida cirúrgica. “A higienização deve ser mantida regularmente, após as refeições por meio escovação (escova macia ou cirúrgica) e utilização de colutórios específicos, a base de clorexidina 0,12% (recomendado por tempo específico pelo cirurgião dentista), além do uso do fio dental (assim que possível)”, orienta.
Que mudanças devem ser feitas com relação à escovação e o uso do fio dental durante esse período?
Após a cirurgia, é preciso adotar algumas mudanças em nossos hábitos para fazer com que a recuperação seja a melhor possível. “As escovas dentais devem ser macias, específicas para pós-operatório e colutórios. Os cremes dentais também são específicos, geralmente à base de clorexidina 0,12%, e normalmente são prescritos pelo cirurgião”, recomenda.
Fora isso, o aparelho ortodôntico utilizado após a cirurgia deve ser higienizado com fio dental adequado, e a sua manutenção deve ser feita logo que possível.
Quanto tempo dura a recuperação da cirurgia?
A média de internação hospitalar costuma durar de 3 a 7 dias, com afastamento de atividades em geral de 15 a 30 dias. No entanto, esse prazo pode variar de acordo com a cirurgia realizada, segundo a especialista. Além disso, a recuperação e resultado final pode demorar até 6 meses, contando com atuação de diversos profissionais como cirurgião bucomaxilofacial, ortodontista, fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ:37448