Posso fazer clareamento de dentes obturados?
Dentes com obturação também podem passar por clareamento. Saiba mais
Tudo sobre clareamento para dentes obturados
Dentes com obturação também podem passar por clareamento. Saiba mais

Publicador de Conteúdos e Mídias

Posso fazer clareamento de dentes obturados?

Clarear dentes com obturação pode ser mais complicado, porém não é impossível. Saiba mais 

08/02/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Você já se perguntou se tem como fazer clareamento dental em dente com canal ou restauração? Em entrevista ao Sorrisologia, a dentista Cecilia Costa esclarece essa dúvida e afirma que, sim, quem tem dentes restaurados pode fazer clareamento. O procedimento tem como objetivo clarear e uniformizar a tonalidade do sorriso e costuma fazer bem à autoestima do paciente. Por isso, o ideal é passar por uma avaliação individualizada com um(a) profissional para saber qual técnica - dentre os diversos tipos de clareamento dental - é a mais adequada para tratar o amarelamento e as manchas de dentes obturados.

Diferença entre obturação e restauração interfere na técnica de clareamento dental escolhida. Entenda!

É possível fazer clareamento dental tanto em dentes com obturação quanto em dentes com restauração. No entanto, são utilizadas técnicas diferentes em cada situação. “Obturação é o termo utilizado para finalizar um tratamento de canal, quando a polpa dentária é removida, a raiz dentária se torna oca e, com isso, é necessário obturar, preencher esta raiz com material próprio para evitar uma nova infecção”, explica a Dra. Cecilia. 

“De forma superficial, entrou-se em um consenso de que o termo obturação também poderia ser usado para denominar a restauração. Mas, em termos propriamente técnicos, a restauração consiste na remoção do tecido cariado e na reconstrução do dente. Significa devolver forma e função ao dente fraturado”, orienta. 

Clareamento dental interno é o mais indicado para quem tem dente com canal

Como explicamos acima, a obturação nada mais é do que a última etapa de um tratamento endodôntico (também conhecido como tratamento de canal). O escurecimento de dentes com canal pode acontecer por uma série de fatores, incluindo a ingestão de alimentos e líquidos muito pigmentados, hábitos inadequados de higiene bucal e até mesmo problemas mais sérios, como hemorragia e necrose pulpar. 

Felizmente, já existem diversos procedimentos estéticos capazes de reverter ou atenuar o incômodo - entre eles, o clareamento dental. Segundo a Dra. Cecilia, “os dentes com as raízes obturadas têm indicação de clareamento interno, onde é colocado um gel clareador dentro do próprio dente”. Geralmente, este produto para clareamento dental interno é trocado algumas vezes até que seja alcançado um resultado final satisfatório. 

Na pior das hipóteses, quando o clareamento dental interno não é o suficiente para clarear o dente obturado, pode-se recorrer a outras alternativas, como a aplicação de facetas diretas ou indiretas de resina composta ou cerâmica e o esvaziamento dentinário. Cada caso deve ser avaliado individualmente. 

Já quem tem restauração pode fazer clareamento tradicional feito em consultório ou em casa

Assim como os dentes obturados, os dentes com restauração podem escurecer por diversos motivos: tempo, hábitos alimentares, tabagismo, qualidade do material utilizado, entre outros. Para lidar com este problema, que pode causar incômodo estético no paciente, é importante ser avaliado por um(a) especialista. 
 
De acordo com a dentista, “no dente com restauração, é possível indicar tanto o clareamento em consultório quanto o clareamento dental caseiro com moldeira. No entanto, vale lembrar que os clareadores não possuem ação em restaurações sintéticas, apenas em dentes (com canal tratado ou não)”. Ela explica que, quando as restaurações estão fora da cor desejada, “o correto é remover este material antigo e, posteriormente, fazer uma nova restauração com o material da cor desejada”. 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Cecilia Maria Costa - Dentista formada pela Universidade Federal Fluminense com atuação em cirurgia oral menor avançada pela ABO-RJ. Pós-graduanda em implantodontia e com experiência em harmonização orofacial clínica e harmonização orofacial cirúrgica.
CRO-RJ: 42399

Redação: Dóris Marinho

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias