O que é clareamento de dente desvitalizado? Dentista explica como é feito esse procedimento
Para fazer clareamento de dente desvitalizado, é necessário isolar o dente e aplicar o agente clareador na parte interna da câmara pulpar
Para fazer clareamento de dente desvitalizado, é necessário isolar o dente e aplicar o agente clareador na parte interna da câmara pulpar

Publicador de Conteúdos e Mídias

O que é clareamento de dente desvitalizado?

O clareamento de dente desvitalizado é feito, geralmente, com a aplicação do gel clareador na parte de dentro da câmara pulpar.

29/08/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Você já se perguntou o que é clareamento de dente desvitalizado e como ele é feito? Em alguns casos de inflamação dentária (pulpite) ou de quadros avançados de cáries, são realizados tratamentos para a desvitalização do dente - isto é, para a remoção do tecido contido na polpa e nas raízes. No fim, o dente não é mais alimentado por vasos sanguíneos (deixa de apresentar sinais de vitalidade) e modifica as suas características. Esse tipo de procedimento também é conhecido como tratamento de canal, que deve ser realizado por um profissional especializado.

Para manter a saúde bucal, o paciente pode realizar posteriormente o clareamento de dentes desvitalizados, que também ajuda a manter o sorriso mais bonito. Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Patrícia Almeida, que esclareceu vários pontos importantes. É só continuar lendo!

O que é considerado um dente desvitalizado?

De acordo com a cirurgiã-dentista, o dente desvitalizado tende a ficar com uma coloração diferente e é bem fácil de identificar. “É aquele dente que não é mais mantido vivo pelo organismo. Não tem polpa e fica fragilizado. Ele apresenta tons mais escuros, desde cinza, azul e amarelo”, explica.

Clareamento de dente desvitalizado é feito pela parte interna 

O clareamento mais utilizado em dentes desvitalizados é a técnica realizada em consultório com a aplicação de um agente clareador na parte interna do dente. De acordo com a especialista, esse procedimento serve para deixar o sorriso harmônico e minimizar os tons mais escuros. 

“Esse tipo de clareamento é feito na parte interna do dente. Inserimos agentes clareadores, como o peróxido de carbamida ou de hidrogênio e o perborato de cálcio dentro da câmara pulpar. Neste procedimento, é feito o selamento prévio do conduto radicular na região cervical do dente. O resultado pode ser apenas o dente escurecido ser clareado, ou até chegar na mesma tonalidade dos demais dentes”, destaca a profissional. Geralmente, para fazer esse tipo de procedimento, o dente é 100% isolado dos demais e também pode receber o gel clareador em sua camada externa.

Mantenha cuidados com a higiene bucal e alimentação durante o tratamento

De acordo com o artigo “Clareamento de Dentes Desvitalizados: técnica LED com peróxido de hidrogênio”, publicado na Revista  de  Clínica  e  Pesquisa  Odontológica, para obter um resultado mais estável, é imprescindível seguir alguns cuidados, como:

  • Planejamento minucioso de todo o procedimento,  com o devido registro  da  cor  inicial  dos dentes  do  paciente  para  posterior  comparação;
  • Cumprir as recomendações pós-operatórias, principalmente evitar contato com agentes corantes (alimentos muito pigmentados).

Durante o tratamento, também é indicado redobrar a atenção com a rotina de higiene bucal. Além de usar uma escova com cerdas macias, uma boa dica é recorrer a um creme dental para sensibilidade. A pasta de dente Oral-B Duplo Alívio, em especial, tem uma fórmula bem avançada com a tecnologia de dupla ação: ajuda a prevenir sensibilidade dentária e problemas na gengiva. Também é importante passar fio dental todos os dias e, se necessário, também utilizar um enxaguante bucal recomendado pelo seu dentista.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias