10.05.2022

Clareamento a laser no dente é sempre efetivo?

O clareamento dental a laser é sempre efetivo para quem busca um efeito de dentes brancos mais rápido
O clareamento dental a laser é sempre efetivo para quem busca um efeito de dentes brancos mais rápido

O clareamento dental a laser é um procedimento odontológico capaz de deixar os dentes mais brancos de forma bem rápida. A ação do laser, para quem não sabe, serve justamente para acelerar a reação química do gel clareador - o que é ótimo para quem busca um resultado mais urgente. No entanto, isso não significa que esse tipo de clareamento seja superior aos demais. Inclusive, será que a utilização do laser é sempre efetiva? Quanto tempo dura o efeito de dentes mais brancos? Para responder essas questões, o Sorrisologia conversou com o cirurgião-dentista Luiz Henrique Oliveira, que destacou vários pontos importantes.

Qual o diferencial do clareamento a laser?

De acordo com o Dr. Luiz Henrique Oliveira, é importante esclarecer que o laser, em si, não apresenta eficiência como agente clareador. Na verdade, ele é utilizado apenas como uma tecnologia que acelera o procedimento e otimiza tempo. Além disso, dependendo do tipo de luz utilizada no tratamento, é possível trazer alguns benefícios à saúde bucal (evitar desconfortos após a sessão de clareamento, por exemplo).

“A fonte de luz infravermelha (700 nm) apresenta benefícios em relação à hipersensibilidade dentária após o clareamento, enquanto o led violeta (440 nm) pode apresentar o mesmo benefício ao ser associado com o gel clareador. Mas, ambas as fontes de luz não apresentam efeito de clareamento ou mudança de cor dentária sem o uso de um gel clareador à base de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida”, esclarece o especialista.

Clareamento dental a laser é sempre efetivo?

Para garantir que as sessões de clareamento estão sendo efetivas - isto é, garantindo resultados satisfatórios -, é importante levar em conta alguns fatores. De acordo com o dentista, o histórico de tratamentos odontológicos do paciente pode influenciar nesse quesito. “Os clareadores funcionam degradando os pigmentos presentes nos tecidos dentais através de uma reação de oxidação. Se o dente não apresentar pigmentação ou já tiver sido submetido a algum tratamento clareador recentemente, haverá uma diminuição no efeito e, muitas vezes, pode não ser percebida pelo paciente”, explica. 

O Dr. Oliveira destaca, ainda, que é importante levar em consideração o caso de cada paciente e, de forma quase obrigatória, registrar todo o processo de tratamento - assim, é possível garantir que o clareamento está sendo efetivo no longo prazo. “Outro problema que pode ocorrer é o contraste dos tecidos dentais em relação ao tom da pele e da gengiva. Pacientes com maior quantidade de melanina, por exemplo, apresentam uma maior evidência na mudança de coloração por conta do contraste entre os tecidos. Por isso, deve haver uma documentação por meio de fotografia e escala de cor antes e após o procedimento para quantificar o efeito do clareamento”, complementa o profissional.

Quanto tempo dura o clareamento dental a laser?

Embora o efeito do clareamento dental tenha uma boa duração, esse aspecto acaba dependendo bastante do paciente. Afinal, alguns hábitos de alimentação (consumir muitos alimentos com corantes, por exemplo) e outros descuidos no dia a dia podem acabar reduzindo o efeito de dentes brancos. De acordo com o Dr. Oliveira, é importante mudar hábitos e manter uma boa higiene bucal para que o resultado do clareamento seja prolongado ao máximo. 

“O procedimento dura aproximadamente 1 hora por sessão, enquanto seu efeito pode durar até 2 anos dependendo dos hábitos do paciente. Pacientes tabagistas apresentam uma redução no efeito do clareamento devido à pigmentação por conta da nicotina e das demais substâncias presentes no cigarro”, destaca.

Clareamento dental a laser é superior aos demais?

Você já se perguntou se existe um tipo de clareamento dental mais eficiente? De acordo com o dentista, não é possível citar um método superior. No entanto, existe uma técnica que se destaca por alguns aspectos. “Todas as técnicas de clareamento apresentam a mesma eficiência em relação à mudança de cor do dente. Mas, a técnica de clareamento caseiro apresenta uma maior durabilidade por conta do dente ficar exposto ao produto clareador por mais tempo, além de apresentar menor hipersensibilidade pós-operatória”, finaliza o profissional.


Tags:

higiene bucal saúde bucal dentes brancos clareamento dental dentista

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal