Páscoa: chocolate mancha os dentes?
O chocolate pode escurecer os dentes quando consumido em excesso e caso o paciente não tome cuidados de higiene bucal no dia a dia.
Compartilhar em suas redes
Talvez você já tenha ouvido falar que chocolate mancha os dentes. De fato, alguns alimentos podem escurecer os dentes quando consumidos em excesso. Doces mais ácidos, com muitos açúcares e corantes, por exemplo, tendem a desgastar o esmalte dental, ocasionando possivelmente algumas manchinhas.
Na Páscoa, em especial, o exagero no consumo de doces e chocolates mais gordurosos pode desequilibrar o pH da boca, o que costuma deixar os dentes desprotegidos. Por isso, redobrar os cuidados com a higiene bucal é um ponto que faz bastante diferença.
O Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Uila Ramos, que esclareceu como o consumo de doces afeta a saúde bucal. Será que o chocolate escurece os dentes, por exemplo? Como aproveitar a Páscoa sem se preocupar? Continue lendo para descobrir.
Afinal, chocolate mancha os dentes?
De acordo com a cirurgiã-dentista, o chocolate é capaz de pigmentar o esmalte do dente. No entanto, isso é mais comum quando o paciente não mantém certos cuidados. “Se não houver a higiene bucal adequada após o seu consumo, o chocolate pode pigmentar as restaurações em resina composta e causar manchas dentárias extrínsecas (atingem apenas a superfície externa dos dentes, então podem ser removidas). O ideal é fazer uso do fio dental e escovar os dentes após o consumo, em virtude da presença de açúcares que são fermentáveis pela ação bacteriana”, destaca a especialista.
Vale destacar que as manchas escuras nos dentes - que também podem ser causadas pelo consumo excessivo de café ou tabaco - podem ser posteriormente removidas com o clareamento dental. No entanto, esse tipo de tratamento só pode ser feito quando a saúde bucal do paciente estiver 100% e sempre com o acompanhamento de um profissional especializado.
Consumo excessivo de chocolate aumenta acúmulo de placa bacteriana nos dentes
Além de causar manchinhas nos dentes, o consumo excessivo de doces pode resultar em outros tipos de problemas bucais. “A frequência rotineira da ingestão de chocolate pode favorecer a formação de placa bacteriana (biofilme dentário), pois fornece a matéria-prima principal para energia e agregação de placa: o açúcar”, explica a profissional.
De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), inclusive, o consumo de açúcares está ligado diretamente ao aumento de risco do surgimento de cáries, doenças periodontais e ao desgaste dentário erosivo. Por isso, optar por chocolates com menos açúcares torna-se uma opção interessante para preservar mais a saúde dos dentes.
“Quando permanece na boca, devido à falta de cuidados bucais, o açúcar é fermentado e, dessa fermentação, resulta a liberação de um ácido que ataca o esmalte dentário, dando início à atividade de cárie. Os carboidratos (presentes nos chocolates mais gordurosos) são utilizados para que as bactérias se acumulem ao redor dos dentes e gengiva, causando possivelmente uma inflamação gengival (gengivite)”, complementa a dentista.
Para preservar a saúde bucal, o segredo é ter uma Páscoa equilibrada
Para curtir a Páscoa sem muita preocupação, a principal dica é apostar em chocolates mais amargos (com menos teor de açúcares) e não exagerar demais no consumo, é só ir comendo aos poucos durante a semana. Além disso, de acordo com a dentista, realizar a higiene bucal após comer os docinhos - o que inclui passar fio dental e realizar a escovação - faz toda a diferença para prevenir o surgimento de manchinhas e também de placa bacteriana.