Dente de bebê nascendo: chá de camomila alivia a dor?
O chá de camomila gelado, assim como toda bebida em temperatura mais baixa, pode diminuir o incômodo do nascimento dos primeiros dentinhos do bebê
O chá de camomila gelado, assim como toda bebida em temperatura mais baixa, pode diminuir o incômodo do nascimento dos primeiros dentinhos do bebê

Publicador de Conteúdos e Mídias

Camomila alivia dor de dente de bebê nascendo?

A camomila pode aliviar a dor de dente de bebê durante a dentição? Descubra como esse remédio caseiro pode ajudar e conheça outras dicas úteis para esse período. Saiba mais agora! 

25/07/2023

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

A dentição é um processo natural que todo bebê passa a partir dos 6 meses de vida. Embora seja um grande marco, essa também pode ser uma fase muito difícil para os pequenos e seus pais, já que o nascimento dos primeiros dentes de leite envolve uma série de incômodos, desde dor, inchaço e uma forte irritação na gengiva. Existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar a dor da dentição, contanto que sejam recomendados por um dentista ou odontopediatra de confiança. Será que a camomila faz parte dessas medidas que aliviam os sintomas do nascimento dos dentes decíduos? O Sorrisologia entrevistou a dentista Uila Ramos, que esclareceu essa questão.

Quanto tempo demora para os primeiros dentinhos de leite rasgarem a gengiva?

Os primeiros dentinhos de leite costumam nascer entre 6 e 12 meses de vida, começando pelo incisivo decíduo inferior. De acordo com Uila, a dentição decídua pode se completar até os três anos de idade. A ordem de nascimento dos dentinhos também pode variar, mas geralmente os primeiros dentinhos a nascer são os incisivos centrais inferiores, seguidos pelos incisivos centrais superiores, caninos, pré-molares e molares.

Chá de camomila realmente alivia a dor de dente de bebê nascendo

A camomila é uma planta medicinal com propriedades calmantes e anti-inflamatórias que podem ajudar o bebê que está passando pelo nascimento dos dentes de leite. “Ela tem ação calmante, analgésica, antimicrobiana, anti inflamatória e pode ser oferecida na forma de chá gelado! Massagem gengival, uso de mordedores e oferecer bebidas e alimentos gelados também pode ajudar”, recomendou a profissional.

No entanto, não há evidências científicas que comprovem que a camomila é eficaz no tratamento da dor de dente de bebê. Portanto, é importante consultar um dentista antes de usar qualquer remédio caseiro para a dentição!

Mordedores e chupetas são aliados nesse momento?

Os mordedores e as chupetas podem, sim, ajudar a aliviar a dor da dentição, pois massageiam a gengiva do bebê que está inchada e irritada. Mas, de acordo com a dentista Uila, a chupeta não é uma opção saudável para a saúde bucal do pequeno. “O acessório incentiva a compressão do palato duro, desde a fase tenra do desenvolvimento, o bebê pode ficar preso ao hábito de chupar chupeta e mais difícil será removê-la”.

O mais indicado nesse caso é fazer o uso de mordedores que contêm água em seu interior: “Esses são uma excelente alternativa! Eles podem ser colocados na geladeira, e, a temperatura mais baixa e a mordedura aliviam o prurido gengival e ajudam a aliviar o desconforto durante o processo de erupção dentária no bebê”.

Sintomas quando o bebê está nascendo dente

Alguns sinais de que os dentinhos estão prestes a nascer incluem:

  • Irritação;
  • edema gengival;
  • salivação intensa;
  • prurido gengival;
  • perda de apetite;
  • irritabilidade;
  • coriza;
  • colocar objetos na boca;
  • distúrbios do sono;
  • febre;
  • diarreia.

Esse último sintoma, Uila explica que não pode afirmar se tem correlação com a erupção dentária. “Mais provável que seja por ocorrência de colocar objetos sujos na boca, problemas intestinais e infecções”, pontuou.
 

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias