Bruxismo e briquismo: qual a diferença entre as duas condições?
Você sabe a diferença entre bruxismo e briquismo? Leia o artigo para saber mais.
Compartilhar em suas redes
Bruxismo e briquismo são condições parecidas, mas não iguais. Um distúrbio é caracterizado pelo ato involuntário de ranger ou apertar os dentes durante o sono. Já o outro é conhecido por manifestar o mesmo problema, só que enquanto a pessoa está acordada. Segundo a cirurgiã-dentista Rhianna Barreto Azeredo, é possível sofrer com ambos os problemas ao mesmo tempo. Em entrevista ao Sorrisologia, a especialista explica melhor a diferença entre briquismo e bruxismo e aponta as principais formas de tratamento para os transtornos. Confira!
Bruxismo ou briquismo: aprenda a diferenciar os distúrbios
Talvez você já tenha ouvido falar sobre o que é bruxismo, mas ainda não saiba exatamente o que é briquismo - uma condição semelhante, mas popularmente menos conhecida. Para cessar quaisquer dúvidas em relação ao assunto, a Dra. Rhianna esclarece a diferença entre os dois problemas. “Bruxismo é o termo correto a ser utilizado para definir um distúrbio do sono causado pelo apertar ou ranger dos dentes durante o período noturno”, orienta a profissional. Quando este hábito parafuncional ocorre na parte do dia, denomina-se bruxismo em vigília ou briquismo.
De acordo com a cirurgiã-dentista, é possível apresentar ambos os distúrbios. “Inclusive, ao mesmo tempo. Ou seja, apresentar bruxismo noturno ou diurno ou os dois”, alerta. É importante não deixar de dar a devida atenção a esses problemas de saúde. Tanto um quanto outro podem ocasionar consequências para a saúde bucal. Os mais comuns são desgastes dentários e até mesmo quebra de alguns dentes, dores de cabeça fortes sem motivo aparente, e desordens articulares nas ATM’s (articulações temporomandibulares). Por isso, ao desconfiar dos transtornos, é aconselhável buscar uma avaliação odontológica individualizada.
Como tratar: placa de bruxismo e controle da ansiedade são principais formas de tratamento
Diversos fatores podem estar associados ao desenvolvimento de bruxismo durante o sono, incluindo hereditariedade, idade, tabagismo, consumo excessivo de cafeína e bebidas alcoólicas, entre outros. Já o briquismo é frequentemente relacionado a problemas como estresse e ansiedade, que incentiva o ranger dos dentes ao longo do dia. Por isso, o primeiro passo para combater o briquismo ou bruxismo é identificar a origem do problema e, em seguida, dar início ao tratamento adequado.
Para dra. Rhianna Barreto, é importante tratar quaisquer problemas psíquicos que possam estar disparando o bruxismo para controlar o ranger involuntário. “O tratamento é o controle dessa condição. Controlar os efeitos deletérios na cavidade oral através do uso de dispositivo oral ou de toxina botulínica ou ainda associar as duas técnicas. Controle emocional, estresse e ansiedade também é importante”, orienta a Dra. Rhianna. A toxina paralisaria os músculos que movem o maxilar apenas o suficiente para não ranger os dentes inconscientemente. Enquanto as placas de bruxismo evitam o atrito entre os dentes, mesmo que o paciente faça o movimento de ranger.
Colaborou com esse artigo a especialista:
Dra. Rhianna Barreto Azeredo
CRORJ: 37448
Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial UNIP-SP
Especialista em Dor Orofacial & Disfunção Temporomandibular HC-USP
Especialista em Odontologia Hospitalar - Pacientes Especiais HC-USP
Atualização em Implantodontia IFI-RJ
Harmonização Orofacial
Pacientes Especiais
*CONSULTÓRIO
Av. das Américas 500 Bl. 21 Sala 231 - Downtown - Barra da Tijuca
tel.: (21) 971930809 | 31399956
Redação: Dóris Marinho