26.10.2021

Branqueamento e clareamento dental: você sabe qual a diferença entre os dois?

Branqueamento e clareamento são duas técnicas diferentes. Conheça a diferença
Branqueamento e clareamento dental: você sabe qual a diferença entre os dois?
Branqueamento e clareamento são duas técnicas diferentes. Conheça a diferença
Branqueamento e clareamento são duas técnicas diferentes. Conheça a diferença

Você sabe dizer qual é a diferença entre branqueamento e clareamento dental? As técnicas têm nomes parecidos, mas são distintas. O clareamento pode ser feito em casa ou no consultório e consiste na remoção dos pigmentos do esmalte e da dentina dos dentes. Já o branqueamento dental altera a estrutura dos dentes por meio de próteses dentárias ou recursos de estética, como as lentes de contato e facetas de cerâmica.
 
“Os clareamentos são indicados para vários tipos de manchas e para quem deseja clarear os dentes de forma mais natural. O branqueamento com facetas e lentes de contato deve ser feito em dentes com manchas mais persistentes e por aqueles que desejam um resultado mais preciso ou até uma mudança no formato dos dentes”, explica a cirurgiã-dentista Kelma Paiva, com quem conversamos sobre o assunto. 
 
A seguir, entenda melhor cada procedimento e saiba como escolher entre branqueamento ou clareamento dental. 

O que é clareamento dental? técnica pode ser realizada em casa ou no consultório

De acordo com Kelma, “o clareamento dental é o procedimento realizado pelo cirurgião-dentista com o objetivo de remover pigmentos intrínsecos do esmalte e da dentina [camada de aspecto amarelado localizada abaixo do esmalte do dente], deixando os dentes mais claros”. 
 
Existem dois tipos de clareamento dental: clareamento dental caseiro e o clareamento dental laser, realizado em consultório. Ambos devem ser indicados por um(a) profissional após avaliação individualizada. No clareamento dental a laser, utiliza-se um gel específico, que é potencializado pela luz do laser, para remover as manchas e o amarelamento dos dentes. Essa técnica tende a garantir resultados mais rápidos. 
 
“Já no clareamento caseiro, se utilizam moldeiras, normalmente no período da noite, sempre com supervisão do cirurgião-dentista”, orienta Kelma. Para saber qual clareamento dental é mais eficaz para o seu caso, é importante consultar um(a) especialista. Após a consulta, o(a) profissional poderá esclarecer mais detalhes sobre as técnicas de clareamento dental (preço, vantagens, entre outros).

O que é branqueamento dental: procedimento pode alterar a cor e o formato dos dentes

Diferente do clareamento dental, o branqueamento dental permite um controle maior sobre a cor e até mesmo sobre o formato dos dentes. “No branqueamento dental, o cirurgião-dentista utiliza recursos protéticos para mudar a cor do dente. As técnicas mais utilizadas para branquear os dentes são as lentes de contato e as facetas de cerâmica. Nesses casos, é possível escolher a cor da cerâmica, porém, são procedimentos invasivos”, esclarece a especialista. 
 
Este artigo tem a contribuição da especialista:
Kelma Paiva, CRO-RJ:34435. Especializada em Dentística, Dra. Kelma Paiva atende na Rua do Catete, 311, sala 601.
 


Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: clareamento dental