17.09.2021

Branqueamento dental pode resolver manchas nos dentes?

Entenda como o branqueamento dental pode ajudar a amenizar manchas nos dentes e saiba os cuidados necessários após o procedimento
Entenda como o branqueamento dental pode ajudar a amenizar manchas nos dentes e saiba os cuidados necessários após o procedimento

Encontrar manchas nos dentes é uma situação que preocupa qualquer paciente. Afinal, além de prejudicar a estética do sorriso, as pigmentações podem servir de alerta para a presença de alguns problemas bucais, como a fluorose. A boa notícia é que existem alguns tratamentos que podem ajudar a cuidar dos dentes com manchas e devolver o efeito white. Mas será que o branqueamento dental é um deles? Para desvendar esse mistério, nós conversamos com a dentista Thamires Oggioni, do Rio de Janeiro, que revelou tudo sobre o assunto. Veja só!

Branqueamento nos dentes: entenda como funciona o procedimento

Quando se trata de cuidados estéticos para o sorriso, você certamente já deve ter ouvido falar sobre o branqueamento dental. Conhecido por garantir o efeito whitening nos dentes, o procedimento é cada vez mais procurado pelos pacientes. Mas você sabe como ele funciona? De acordo com a dentista, o branqueamento nos dentes apresenta um resultado diferente do clareamento dentário.

“O branqueamento garante que todo o dente, desde perto da gengiva até a sua ponta, fique branco. Enquanto o aspecto branco do clareamento varia de acordo com a quantidade de dentina do dente - garantindo um visual mais natural”, explica. Nesse sentido, o branqueamento dos dentes pode ser atingido quando o elemento dentário está desidratado ou através de facetas. 

Branqueamento dental é a solução para manchas nos dentes?

Segundo a especialista, o branqueamento dental é uma das opções de tratamento para amenizar as manchas nos dentes. No entanto, é preciso ter em mente que o procedimento não remove as pigmentações. “O branqueamento dental apenas suaviza e iguala a cor dos dentes”, alerta Thamires. Na prática, isso faz com que as manchas não fiquem mais perceptíveis aos olhos.

Mas, vale ressaltar que, no caso de manchas nos dentes mais profundas, pode ser necessária a associação de outro tratamento. Por isso, o ideal é consultar um dentista antes de iniciar qualquer procedimento e, principalmente, evitar o uso de cremes dentais clareadores sem o acompanhamento profissional.

Os cuidados necessários após o branqueamento dental

Agora que você já sabe que o branqueamento dental pode ajudar a eliminar as manchas nos dentes, chegou a hora de descobrir os cuidados após a realização do procedimento. Nesse caso, a especialista adianta: é preciso evitar alimentos ácidos e pigmentados. Cenoura, café, refrigerantes e sucos com corante, por exemplo, são alguns dos itens com nível alto de pigmentação que podem provocar manchas nos dentes.

Outro cuidado fundamental após o branqueamento dos dentes é a higiene bucal, que deve ser feita sempre após as refeições. Vale lembrar que, ao contrário do que muitos pacientes pensam, a escovação não deve ser feita imediatamente depois de comer. O ideal é esperar em torno de 30 minutos para realizar a limpeza. Por último, mas não menos importante: hidrata-se. Além de estimular a produção de saliva, o consumo adequado de água pode ajudar na eliminação das substâncias ácidas - que, por sua vez, prejudicam o branqueamento dental. 

 

Este artigo tem a contribuição do especialista: 
Thamires Oggioni -  Dentista formada na Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Atua como clínica geral realizando procedimentos de prevenção, reabilitação oral, extrações e clareamento dental.
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 50747


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal