17.05.2021

Dentistas podem aplicar toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma substância usada para o tratamento de diversas condições bucais, como bruxismo e sorriso gengival. Saiba mais!
A toxina botulínica é uma substância usada para o tratamento de diversas condições bucais, como bruxismo e sorriso gengival. Saiba mais!

Muito se fala sobre os benefícios da toxina botulínica para procedimentos estéticos. Mas, o que poucos sabem é que, a substância também pode ser utilizada para cuidar da sua saúde bucal? Sim, é verdade! A toxina botulínica é uma grande aliada no tratamento de diversas condições que prejudicam o seu sorriso, como bruxismo, sorriso gengival e outros. Mas será que especialistas em odontologia podem manipulá-la e aplicá-la? Quais cuidados devem ser levados em consideração? Para entender melhor sobre o assunto, nós conversamos com a dentista Rhianna Barreto. Veja só o que ela nos contou!

Toxina botulínica: para que serve?

De maneira geral, a toxina botulínica é uma das mais potentes toxinas bacterianas. “Ela é um produto da fermentação do Clostridium botulinum, uma bactéria anaeróbia Gram-positiva em forma de esporo encontrada comumente no solo e em ambientes marinhos no mundo”, explica a profissional.

Presente em todos medicamentos que causam diminuição ou paralisação da musculatura, a toxina botulínica costuma ser bastante utilizada para tratamentos estéticos e até mesmo odontológicos. “A substância pode ser usada para tratar sorriso gengival, hipossalivação, bruxismo, dor crônica, neuralgia dental e rugas de expressão”.

Afinal, os dentistas podem aplicar toxina botulínica?

Sim. De acordo com a especialista, o uso da toxina botulínica na odontologia no Brasil já existe desde 2000, quando a substância foi liberada pela ANVISA para uso e comercialização no país. Embora muitos pacientes ainda tenham dúvidas sobre quais profissionais podem manipular e aplicar a toxina botulínica, a Dra. Rhianna garante que um odontologista especialista no assunto é capaz de realizar tal procedimento. “O cirurgião-dentista por ter amplo conhecimento da anatomia e estruturas fundamentais para a harmonização da face poderia utilizar a substância e trazer grandes benefícios ao resultado final dos tratamentos bucais”, afirma. Normalmente, os profissionais capacitados são da área de dentística - especialidade responsável pela parte estética da odontologia.

Os cuidados necessários para utilização da toxina botulínica

Para garantir um bom resultado com a aplicação da toxina botulínica, existem alguns cuidados que devem ser seguidos pelos profissionais. Ter conhecimento da anatomia local do paciente, por exemplo, é o mais importante deles. Além disso, é importante que o dentista realize a antissepsia do local e aplique a substância apenas nas áreas indicadas, assim como deve promover a diluição correta do produto.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ:37448

 


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal