28.08.2020

Bichectomia, clareamento dental, toxina botulínica: quanto tempo dura cada procedimento estético odontológico?

Conheça alguns tratamentos estéticos feitos pelo dentista e saiba quanto cada um deles pode durar
Conheça alguns tratamentos estéticos feitos pelo dentista e saiba quanto cada um deles pode durar

Realizar procedimentos estéticos é o sonho de muita gente e, graças aos avanços da odontologia, essa realidade não é tão distante. Justamente por isso, tem sido cada vez mais comum o pedido nos consultórios por tratamentos de beleza como a bichectomia, o clareamento dental e a toxina botulínica. Embora sejam processos conhecidos, é normal que alguns pacientes ainda tenham algumas dúvidas, especialmente sobre o tempo de duração de cada um deles. Pensando nisso, o Sorrisologia entrevistou a especialista Rita Ventura que esclareceu essa e outras dúvidas sobre os principais procedimentos estéticos odontológicos. Veja só!

Antes de tudo, saiba quais procedimentos estéticos podem ser feitos por dentistas

Embora os dentistas estejam cada vez mais qualificados para realizar tratamentos estéticos, é importante saber quais deles podem ou não ser realizados em consultórios. Por isso, a cirurgiã dentista Rita, adianta: “Bichectomia, preenchimento facial, toxina botulínica, fios de sustentação, rinomodelação e lipoaspiração mecânica de papada são alguns dos procedimentos garantidos pela dentística”, afirma. Devido à capacitação e especialização dos profissionais, a harmonização orofacial é uma área odontológica em crescimento, o que permite que dentistas possam realizar esses processos. 

Quanto tempo dura cada procedimento estético odontológico?

Você já deve ter ouvido falar que alguns tratamentos estéticos possuem um “prazo de validade”, certo? No caso dos que são realizados em consultórios odontológicos, isso pode variar um pouco. Isso porque, de fato, alguns procedimentos tendem a sumir com o tempo, mas isso não é um regra. Por isso, antes de investir em um deles, é importante ter em mente a durabilidade do resultado do tratamento escolhido. Veja abaixo: 

- Bichectomia e lipoaspiração de papada: esses procedimentos estéticos não possuem um tempo de durabilidade, já que uma vez que a gordura é removida, ela não volta. Entretanto, em casos de ganho de peso, é possível que o volume da papada e das bochechas retorne;

- Botox: nos homens, o procedimento dura entre 3 a 4 meses. Já nas mulheres, o resultado pode variar entre 4 a 6 meses. 

- Preenchimento labial e fios de sustentação: ambos os tratamentos possuem uma durabilidade parecida, variando de 8 a 12 meses. 

- Rinomodelação: é o procedimento estético odontológico com maior durabilidade, pode variar de 9 a 12 meses. Vale lembrar que, nesse caso, o ideal é fazê-lo após esse período. ideal é refazer o procedimento após esse período.

Cuidados necessários após um procedimento estético odontológico

Ainda que a durabilidade dos tratamentos estéticos dependa do equilíbrio hormonal do paciente, variando de acordo com a saúde no geral, existem alguns cuidados que podem prolongar o resultado. “Hidratar a pele, beber bastante água e usar protetor solar são hábitos que devemos ter em nosso dia a dia e podem prorrogar ao máximo os resultados dos procedimentos de harmonização”, afirma a especialista. Por isso, é importante seguir todas as recomendações dadas pelo seu dentista e não abrir mão de algumas atitudes simples após o tratamento.

Esse artigo teve a participação profissional de:
Rita Ventura

Cirurgiã dentista, ortodontista, especialista em Harmonização Facial e estética dental.
CRO: 42601


TODAS AS MATÉRIAS: clareamento dental