Barreira gengival: você sabe o que é e para que serve? Conheça produto indispensável para o clareamento de consultório
A barreira gengival é um tipo de resina fotopolimerizável que serve para proteger a gengiva do contato com o gel clareador
A barreira gengival é um tipo de resina fotopolimerizável que serve para proteger a gengiva do contato com o gel clareador

Publicador de Conteúdos e Mídias

Barreira gengival: você sabe o que é e para que serve?

A barreira gengival é indispensável para o clareamento de consultório, pois serve para proteger a gengiva do contato com o gel clareador. 

31/08/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Você sabia que é importante proteger a gengiva durante o clareamento dental? A barreira gengival é um tipo de gel ou de resina que serve para garantir segurança durante procedimentos odontológicos. Mas, será que tem algum problema deixar de usá-la? O que acontece caso a gengiva não esteja protegida com esse produto? O Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Rhianna Barreto, que falou mais sobre a importância de usar um protetor gengival durante alguns tratamentos. Confira! 

O que é barreira gengival?

De acordo com a especialista, a barreira gengival é um produto indispensável para o clareamento dental. “É um composto para ser colocado entre a gengiva e o dente, protegendo a gengiva do gel clareador”, explica. Ela funciona como substituta do dique de borracha - que também cria um isolamento em tratamentos odontológicos - e pode ser bastante vantajosa: tem ótimo poder de vedação, não irrita os tecidos gengivais e é bem fácil de aplicar.

Geralmente, a barreira gengival vem em uma embalagem de seringa com ponteiras descartáveis, que facilitam bastante a aplicação. Por ser uma resina fotopolimerizável, ela endurece na gengiva (geralmente com o auxílio de uma luz azul, gerada por um aparelho fotopolimerizador) e não solta com facilidade, exceto quando forçada. Esse tipo de produto tem uma textura  viscosa ou em forma de gel, que permite uma cobertura mais fácil e detalhada do local a ser protegido. É importante que a barreira gengival seja aplicada por um dentista especializado e, posteriormente, removida com um instrumento odontológico. 

De acordo com um estudo publicado no Jornal Ilapeo (Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico), é importante evitar que o gel clareador entre em contato com todos os tecidos moles da cavidade bucal. Por isso, além de usar a barreira gengival, é necessário usar outras barreiras (como a lingual). 

Barreira gengival ajuda a evitar queimaduras durante o clareamento de consultório

Antes de iniciar o uso do agente clareador, é de suma importância que a gengiva esteja devidamente protegida. De acordo com a Dra. Barreto, caso o tecido gengival esteja exposto, são grandes as chances de lesões durante o processo. “Ela precisa ser utilizada no clareamento de consultório. É importante, pois o gel queima a gengiva e só deve ser utilizado nos dentes. Sem a barreira, não tem como fazer o controle do gel para não passar do dente para o tecido gengival”, destaca. A barreira gengival consegue criar uma vedação absoluta e costuma ser usada, inclusive, na endodontia para tratamentos de canal.  

O que acontece caso o clareamento seja feito sem a barreira gengival? 

Por ser geralmente azul ou verde, a barreira gengival cria uma camada protetora bem visível, que facilita na hora de revestir todo o tecido da gengiva. De acordo com a especialista, isso é realmente importante para evitar acidentes, pois o contato com o gel clareador tende a ser um tanto danoso. “Normalmente, podem ocorrer queimaduras na gengiva e o aparecimento de lesões e feridas que causam dor e desconforto”, explica. Caso o agente clareador caia na gengiva, é importante limpar o local com água e, dependendo da situação, suspender o clareamento até a recuperação completa da lesão. Lembre-se de seguir as recomendações do dentista que não tem erro!

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias