14.10.2020

Aparelho ortodôntico móvel: 4 lugares onde você não deve guardar esse apetrecho

Se você começou o tratamento ortodôntico com o aparelho móvel, fique de olho nessas dicas!
Se você começou o tratamento ortodôntico com o aparelho móvel, fique de olho nessas dicas!

Você tirou o aparelho fixo e pensou que o tratamento havia terminado, não é mesmo? Mas não acaba por aí! Muitos pacientes precisam continuar a terapia através do aparelho móvel. Além de ser mais cômodo, o apetrecho pode ser usado apenas para dormir, dependendo do caso de cada paciente. Mas o maior problema é que tem gente que não guarda o acessório corretamente, naquela caixinha que o seu ortodontista deu. Para evitar acidentes ou a perda do seu aparelho, o Sorrisologia listou 4 lugares em que você não deve guardá-lo.

1. No bolso de alguma roupa

Pode não parecer, mas é uma situação bastante comum. Você saiu para almoçar em um restaurante e esqueceu completamente da caixinha do aparelho em casa e agora, o que fazer? Nessa situação, muita gente acaba guardando o acessório no bolso da calça, achando que é um lugar seguro. O problema é que além de conter uma série de bactérias, você corre o risco de quebrar o aparelho, o que não é nada bom para o seu tratamento ortodôntico.

2. Dentro de uma gaveta 

De repente você achou o bolso da roupa uma má ideia e resolveu guardar o aparelho em um lugar mais "seguro": dentro de uma gaveta. Fique sabendo que, de qualquer maneira, essa foi uma péssima escolha. Mesmo sendo um local mais espaçoso, o apetrecho corre o mesmo risco de acidente. Por isso, nada de colocá-lo dentro da gaveta.

3. Em cima da mesa 

Agora, você pode ser o tipo de pessoa que deixa o aparelho móvel jogado em cima da mesa ou de qualquer outro móvel sem proteção alguma. Além de ser uma maneira mais fácil de perder o acessório, esquecê-lo em um local exposto pode causar um acúmulo enorme de bactérias no ambiente. Sendo assim, nada de fazer isso, ok?

4. Jogado em alguma bolsa

Aqui você corre o mesmo risco de colocar o aparelho na gaveta. Na bolsa ainda pode ser um ambiente mais arriscado devido à movimentação e mudança de ambientes e lugares. Mesmo guardando em um compartimento reservado, seu aparelho pode sofrer algum dano.

Onde guardar o aparelho móvel?

O melhor lugar para guardar e preservar seu aparelho móvel é na caixinha de proteção que veio junto com o apetrecho. Por isso, sempre que for sair para almoçar, trabalhar ou ter qualquer compromisso fora de casa, leve a caixa com você. Caso esqueça e acabe guardando em um desses lugares indevidos, lembre-se sempre de higienizar o aparelho antes de colocá-lo de volta na boca. Esse ritual é bem simples e pode ser feito com a própria escova de dentes, após realizar a sua higiene bucal.


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal