Anestesia eletrônica é melhor do que a tradicional? Conheça os benefícios dessa tecnologia
Quem nunca sentou na cadeira do dentista para fazer um procedimento odontológico, como extrair um dente siso, e perguntou: "Vai doer?" Esse é um receio bastante comum entre os pacientes. Mas, graças à anestesia, sentir dor não precisa ser mais um motivo de medo na consulta com esse
Compartilhar em suas redes
Quem nunca sentou na cadeira do dentista para fazer um procedimento odontológico, como extrair um dente siso, e perguntou: "Vai doer?" Esse é um receio bastante comum entre os pacientes. Mas, graças à anestesia, sentir dor não precisa ser mais um motivo de medo na consulta com esse profissional. Basta uma picadinha na gengiva, que também não causa nenhum incômodo, para realizar o tratamento sem preocupações!
Para a comodidade do paciente, existe mais de um tipo de anestesia, entre elas a eletrônica e a tradicional. Quer saber qual é a diferença entre elas? O Sorrisologia entrevistou a dentista Julia Sandrini que esclareceu o assunto e indicou a mais indicada para o seu caso.
O que é anestesia eletrônica?
A evolução dos procedimentos e tratamentos odontológicos têm um objetivo em especial: garantir mais conforto aos pacientes, além de simplificar a rotina dos dentistas. Essa é a finalidade da anestesia eletrônica, a profissional explica melhor como essa tecnologia funciona: "É um método de anestesia realizada com um equipamento controlado eletronicamente mais seguro e confortável para o paciente", afirmou.
Entenda as diferenças entre a anestesia eletrônica e a tradicional
Embora os dois métodos sejam eficazes e seguros, quando feitos por um dentista formado, existem algumas diferenças entre eles. Julia conta com mais detalhes o diferencial da eletrônica: "Esse sistema permite que a aplicação da anestesia seja muito lentamente, sem a pressão da mão que o profissional exerce na anestesia tradicional, o que resulta numa anestesia mais confortável e segura", revelou.
Por outro lado, com a anestesia convencional, o dentista precisa ter mais habilidade para controlar a velocidade da introdução da agulha e a liberação do anestésico no local injetado.
Quais são os benefícios da anestesia eletrônica para o paciente e o dentista?
Essa tecnologia ajuda os dois lados: do paciente a ser tratado e do dentista. A profissional revela os benefícios em optar pela opção eletrônica: "Devido a injeção do anestésico controlada, possibilita uma anestesia sem dor, minimiza os efeitos colaterais nos pacientes por utilizar menor quantidade da substância. Também possui um aspecto diferente da seringa convencional, o que contribui para a tranquilidade dos pacientes, principalmente crianças. É um método prático para o cirurgião-dentista, pois disponibiliza dosagens pré-fixadas na tela do equipamento", finalizou.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Júlia Sandrini - Cirurgiã Dentista e Especialista em Harmonização Facial (M.A.R.C. Institute)
Santa Catarina - SC
CRO-SC: 17313