14.07.2020

5 inovações que contribuem para saúde bucal: odontologia 3D, tecnologia CAD, entre outras!

Conheça as tecnologias que colaboram para a saúde e bem-estar do seu sorriso
Conheça as tecnologias que colaboram para a saúde e bem-estar do seu sorriso

Na odontologia, os tratamentos, cuidados e técnicas estão sendo melhoradas com os avanços tecnológicos. Juntamente com essas evoluções estão os vários benefícios que elas proporcionam para os dentistas e pacientes. Pensando nisso, o Sorrisologia apresentou um pouquinho mais dessas novidades que podem melhorar a qualidade do seu sorriso.

1. Tecnologia CAD/CAM

Essa tecnologia é usada para escanear a arcada dentária do paciente, projetar todo o tratamento ortodôntico e confeccionar o aparelho em pouco tempo. O processo acontece com rapidez porque ambos os sistemas estão interligados, ou seja, quando uma etapa é finalizada, um se comunica com o outro. Por isso se torna tal eficaz na odontologia, especialmente na terapia ortodôntica.

2. Reveladores de placa bacteriana

Os reveladores de placa evidenciam o acúmulo das bactérias nos dentes e nas gengivas. Quando você usa um revelador, ele colore a placa bacteriana para facilitar toda a sua remoção durante a escovação. Mas qual é a forma desse revelador? Existem várias opções disponíveis no mercado, como pastilhas, líquidos e até mesmo em creme dental. Se você tá na dúvida sobre qual é o melhor produto para o seu caso, vale consultar um dentista.

3. Odontologia 3D

A odontologia 3D traz sempre o que há de mais moderno e tecnológico dentro da odontologia, e dessa vez não poderia ser diferente. Os dentes em titânio feitos na impressora 3D são a primeira grande transformação no que diz respeito à implantes. A novidade, que surgiu através da motivação de devolver o osso aos pacientes impossibilitados de usar implantes, é resultado de 10 anos de estudos e centenas de experiências feitas num processo de tentativa e erro. Hoje, os implantes dentários em titânio impresso em 3D já estão disponíveis nos consultórios dentários de todo o Brasil.

4. Laserterapia

A laserterapia possui várias funções, como a remoção de cáries de maneira mais eficiente, segura e sem dor. O  aparelho também pode ser utilizado para acelerar a cicatrização e reparação de lesões na região bucal. Com precisão milimétrica e sem aquele barulhinho chato de broca, o equipamento é um verdadeiro sonho para muitos dentistas e representa uma verdadeira revolução para a odontologia.

5. Ultrassom

Esse tipo de equipamento é bastante útil na hora de realizar uma boa profilaxia, já que ele limpa e ajuda a remover as placas bacterianas e o tártaro presente na superfície do dente. Legal, né? Mas para que o seu sorriso esteja sempre bonito e saudável, é importante não esquecer de marcar uma visitinha ao dentista pelo menos uma vez por ano para que ele possa fazer a manutenção da sua saúde bucal direitinho.


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal