Classificação dos dentes: veja quais são e a função de cada um na arcada dentária

Publicador de Conteúdos e Mídias

Anatomia do Dente: Funções e Nomes de Cada Um

Saiba tudo sobre a anatomia do dente, os nomes e funções de cada um. Melhore sua saúde bucal agora! Leia agora.

17/01/2019

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Para que se consiga compreender a importância da saúde bucal, é fundamental entender a anatomia do dente: como ele é estruturado e qual a função de cada um

Se perguntarmos qual dente você lembra, com certeza será o dente do siso. Por ser o mais marcante em nossas vidas, é o que mais ouvimos falar e o conhecemos bem. 

Contudo, cada um dos elementos de nossa região bucal trabalha como parte de um todo. E os dentes são as peças-chave desse conjunto. Eles são classificados diferentemente porque cada um apresenta funções variadas. 

A especialista em prótese dentária Dra. Elis Regina nos contou mais sobre a função de cada um e como é o interior de um dente.

Qual o Nome das Partes dos Dentes? 

Incisivos, caninos, pré-molares e molares, você conhece cada um deles? Vamos entender mais:

Na parte de fora, o dente é dividido em 2 partes: a coroa e a raiz. 

A coroa é a parte superior e visível do dente, já a raiz é a parte que fica coberta pela gengiva, dentro do osso. 

Por dentro, essas duas partes são compostas por: esmalte, dentina e polpa dentária.

O esmalte é  a camada mais externa do dente. “É o tecido mais duro e mineralizado de todo o corpo humano, mas pode ser danificado se os dentes não forem higienizados adequadamente”, alerta a profissional. A erosão dentária acontece bem nessa região. 

Logo abaixo do esmalte, fica a dentina. Essa é a camada responsável pela coloração amarelada e é ligada, por meio de um prolongamento, à polpa dentária. “A polpa é o tecido mole situado no centro do dente, onde se encontram o nervo e os vasos sangüíneos”, explica a dentista.

Os nervos e vasos sangüíneos proporcionam sensibilidade ao dente, enquanto os vasos sanguíneos fornecem nutrientes e oxigênio para a região.

Assim que uma cárie atinge a dentina, ela consegue atravessá-la e chegar diretamente a essa área sensível, trazendo muita dor ao paciente.

Anatomia da Arcada Dentária: Nomes e Funções de Cada Dente

Cada dente da arcada dentária exerce uma função diferente na digestão, deixando o alimento pronto para seguir ao interior do organismo. 

Ao todo, uma pessoa adulta tem 32 dentes, contando com o nascimento dos 4 sisos. Eles são classificados em: 

  • dentes incisivos: são os 8 dentes frontais, sendo 4 na arcada superior e 4 na inferior. Tem como função cortar os alimentos em pedaços menores e assim facilitar a mastigação. 

  • dentes caninos: são os 4 dentes pontiagudos, sendo 2 na arcada superior e 2 na inferior. Estão ao lado dos dentes incisivos. Sua função é rasgar e perfurar os alimentos, além de auxiliar na retenção e cortar pedaços mais duros e resistentes de comida. 

  • dentes pré-molares: são conhecidos também como bicúspides. São os 8 dentes localizados entre os caninos e os molares, sendo 4 na parte superior e 4 na inferior. São os responsáveis por esmagar e moer os alimentos. Por ser sua superfície plana, ajudam no processo de trituração inicial da comida. 

  • dentes molares: são os maiores dentes da boca, localizados na parte interna da boca. São em 12 dentes no total, incluindo os 4 terceiros molares (dentes do siso), que, quando necessário, são extraídos. São os dentes molares que fazem a mastigação pesada. Eles trituram e moem os alimentos em pedaços pequenos, função esta que facilita a digestão.

Infográfico com os tipos de dentes e suas funções

 

Curiosidade: Qual é a Ordem de Nascimento de Cada Dente?

A maioria de nós não nasce com os dentes na boca. Eles aparecem aos poucos e podemos classificá-los em dentes de leite, ou também conhecidos como dentes decíduos e dentes permanentes.

Confira abaixo duas tabelas com informações sobre a ordem de nascimento de cada dente:

Tabela com a Ordem de Nascimento de Cada Dente

 

 

Cuidar dos Dentes Vai Além de ter Dentes Bonitos

Ao entender a função de cada dente, conseguimos visualizar o porque eles são importantes para a saúde bucal, não é mesmo? 

Uma boca saudável precisa de uma higiene oral rigorosa, pois assim garantimos um bem-estar completo para o corpo. 

O impacto de dentes bem cuidados garante: 

  • prevenção de cáries e doenças periodontais;

  • prevenção de infecções;

  • gera impacto na saúde sistêmica;

  • melhora a digestão;

  • previne a halitose;

  • tem grande peso na auto-estima e bem-estar.

O que Acontece Se Eu Perder Um Dente? 

Com cada dente exercendo uma função diferente em um sistema maior, perder um ou mais significa prejudicar o funcionamento desse conjunto

“A falta de algum elemento prejudica a correta mastigação, pois o dente perdido têm sua função substituída por outro que não possuía a mesma”, explica ele. Quando isso acontece, pode acontecer de um dente ficar sobrecarregado, podendo trazer problemas bucais, como sensibilidade dentária, periodontite e ATM. 

Por isso, se esse for o caso, não se esqueça de consultar um especialista e investigar as possibilidades de fazer um implante ou usar próteses dentárias.

Por fim, a rotina de higiene bucal é o pilar para ter dentes saudáveis e uma boa saúde. A escovação após cada refeição, o uso regular do fio dental, a utilização do enxaguante bucal, uma dieta saudável e manter consultas regulares ao seu dentista de confiança são cuidados simples que impactam profundamente a vida de todos nós. 

A saúde bucal afeta nossa saúde como um todo. 

Não deixe de acompanhar nossos artigos sobre saúde e cuidados bucais. Aproveite e compartilhe esse post com quem você deseja que entenda mais sobre a importância da saúde bucal. 

Você utiliza os itens de higiene bucal certos para cuidar do seu sorriso? Faça o nosso teste para descobrir!

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:

Elis Regina Almeida - Especialista em Prótese dentária

Rio de Janeiro - RJ

CRO-RJ: 40996

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias