A prótese dentária de silicone é uma boa opção?
A prótese dentária de silicone funciona? Veja quais são os benefícios e indicações
A prótese dentária de silicone funciona? Veja quais são os benefícios e indicações

Publicador de Conteúdos e Mídias

A prótese dentária de silicone é uma boa opção?

A prótese dentária de silicone pode ajudar em algumas situações. Confira algumas dicas sobre como usar esse aparelho. 

15/03/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

A prótese dentária de silicone é uma opção recente no tratamento de reposição dos dentes perdidos. Sua função é a mesma das outras versões, promover a recuperação da mastigação e melhorar a estética do sorriso. Esse tipo de aparelho protético costuma ser indicado como alternativa para pacientes alérgicos ao metal presente nos modelos tradicionais de dentaduras e ponte móveis. No entanto, algumas pessoas ficam em dúvida se as próteses de silicone são, de fato, uma boa escolha devido seu material ser mais flexível. Para responder essa e outras dúvidas sobre o assunto, nós conversamos com a dentista Rhianna Barreto. 

Prótese dentária de silicone: vantagens estão no conforto e durabilidade 

A maior vantagem da prótese dentária de silicone é ser confeccionada com um material macio e flexível. Diferente dos modelos comuns, com estruturas rígidas em acrílico e metal, este dispositivo é mais leve e fino, características que favorecem o ajuste na arcada dentária e reduzem os riscos de danos e quebras. Segundo a Dra. Rhianna, as próteses de silicone são indicadas nos casos de perdas dentárias, principalmente em região estética. “Ela auxilia na mastigação repondo os elementos dentários perdidos e a dimensão vertical da face”, explica. 

A prótese dentária de silicone também é indicada para os seguintes casos: 

  • Substituição de próteses provisórias;
  • Pacientes com dificuldade na abertura de boca;
  • Proteção dos dentes em situações violentas, como prática de esporte;
  • Pós operatório de cirurgias de implantes;
  • Pacientes alérgicos ao metal e dos dispositivos protéticos convencionais. 

A dentista comenta que a flexibilidade da prótese dentária de silicone em nada afeta a sua resistência e conservação. “A durabilidade é, em média, 24 meses, quando realizada a manutenção correta da prótese nas consultas periódicas ao dentista”, afirma. A espessura fina do material também se destaca quanto ao conforto durante o uso. Outra vantagem é que sua coloração tende a ser semelhante aos dentes e à mucosa da boca. Portanto, são mais discretas e deixam a estética do sorriso mais uniforme. 

Prótese dentária de silicone dificulta a mastigação se utilizada em casos não indicados

Apesar das vantagens e benefícios, a prótese flexível não pode substituir as próteses com grampos metálicos em todas as situações. Sendo assim, o aparelho só funciona para casos bem indicados. “Pacientes com perda dentária de dentes posteriores, por exemplo, devem utilizar a tradicional, pois tem maior retenção. Nesses casos, a de silicone não é indicada pois não se adapta bem para mastigação”, explica a dentista. Isso acontece porque, embora o modelo flexível apresente boa fixação, a versão feita de metal ainda possui uma firmeza maior. Por esse motivo, somente o dentista é capaz de saber o melhor tratamento para cada paciente. 

Uso de prótese dentária flexível exige visitas regulares ao dentista

A prótese de silicone requer uma atenção especial com a sua manutenção. Seu material absorve com mais facilidade pigmentos de bebidas e alimentos, o que interfere na sua cor. Para evitar maiores desgaste, é fundamental que o paciente reveja alguns hábitos alimentares caso opte pelo uso dos modelos flexíveis. Além disso, a dentista comenta que a escovação diária não deve ser negligenciada em hipótese alguma. “É preciso manter a higienização adequada da prótese e consultas periódicas no dentista para higiene profunda da prótese”, orienta.

A frequência indicada de idas ao consultório deve ser de acordo com a orientação do dentista. No entanto, o ideal é que as visitas sejam feitas, pelo menos, 2 vezes ao ano, a cada 6 meses. A manutenção e acompanhamento profissional ajudam a prolongar a durabilidade das próteses de silicone e garantir o bem-estar do paciente. Com cuidado e atenção, é possível garantir bons resultados e manter a saúde bucal em equilíbrio. 

Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 37448

Redação Joanna Dark

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias