Escova de dentes elétrica ajuda no tratamento da gengivite?

14.11.2020

A escova de dentes elétrica ajuda no tratamento da gengivite? Entenda os benefícios desse produto de higiene bucal

A gengivite é uma doença bucal muito comum e que pode ser tranquilamente tratada. Será que a escova de dentes elétrica faz parte desse tratamento?
A gengivite é uma doença bucal muito comum e que pode ser tranquilamente tratada. Será que a escova de dentes elétrica faz parte desse tratamento?

Por qual motivo você escova os dentes? Apenas por ser uma obrigação ou para que o seu sorriso fique mais bonito e saudável? Existem muitas razões para uma pessoa realizar a higiene bucal, mas a principal delas é prevenir a formação de doenças orais, como a gengivite. Essa inflamação é capaz de causar dor, inchaço e sangramento na gengiva durante a escovação ou na hora de passar o fio dental. Quando muito agravada, é possível chegar a causar perda de dentes. Mas além da limpeza evitar essa complicação, é possível afirmar que o uso da escova de dentes elétrica ajuda no tratamento da gengivite? Para esclarecer essa questão, o Sorrisologia conversou com a dentista Caroline Malavasi. 

Qual é a origem da gengivite?

A gengivite é uma das doenças bucais mais comuns entre os pacientes odontológicos. Provavelmente você deve ter sofrido com esse problema em algum momento da vida. "Ela é caracterizada por uma inflamação do tecido gengival acompanhado de sangramento. Na maioria das vezes, é decorrente de uma higiene oral deficiente devido ao acúmulo de placa bacteriana nas margens dos dentes e no espaço entre eles", explicou a profissional. 

A escova de dentes elétrica ajuda no tratamento da gengivite?

Geralmente, a gengivite é resolvida tendo mais cuidado com a higiene bucal e a utilização do fio dental depois das refeições. Mas agora você te, um novo aliado para resolver esse problema. A escova de dentes elétrica, além de ser uma tecnologia e tanto, ela também é capaz de ajudar no tratamento da gengivite. A dentista Caroline Malavasi explica como isso acontece: "Essas escovas facilitam muito a escovação, sendo capazes de higienizar de forma suave e efetiva, sem ferir o tecido gengival. Alguns estudos já confirmam que os movimentos automáticos de rotação e oscilação proporcionados por essas escovas são melhores para remover a placa bacteriana". Viu só como esse produto é um bom investimento para sua saúde bucal?

Benefícios que temos ao incluir a escova de dentes elétrica na higiene bucal

O principal benefício do uso da escova elétrica é: alcançar uma higienização efetiva com melhor controle e remoção de placa, já que, com o produto, conseguimos alcançar áreas de difícil acesso. A especialista conta que existem modelos tecnológicos com diferentes funções: "Eles são capazes de controlar a força exercida na superfície dos dentes, de ajustar o tempo ideal para que o paciente conclua a limpeza e, ainda, por conta do menor tamanho de sua cabeça, elas permitem a melhor limpeza em regiões de difícil acesso, como nos dentes posteriores. Por esses motivos, elas também são uma excelente opção para pacientes com dificuldades motoras". Tá esperando o que para investir logo na sua?

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caroline Malavasi - Especialista em Ortodontia e mestre em Dentística pela Universidade Federal Fluminense, com consultório na Barra da Tijuca (RJ)
Rio de Janeiro - RJ

Publicada originalmente em 14/11/2020. Atualizada em 22/04/2021


TODAS AS MATÉRIAS: escova de dente