09.04.2021

A cor das ligas de aparelho fazem diferença no tratamento ortodôntico?

As ligas de aparelho possuem um papel importante no tratamento ortodôntico. Mas será que a sua coloração pode fazer diferença no procedimento? Entenda!
As ligas de aparelho possuem um papel importante no tratamento ortodôntico. Mas será que a sua coloração pode fazer diferença no procedimento? Entenda!

Quando o assunto é tratamento ortodôntico, existem algumas ferramentas que são fundamentais para um bom resultado do alinhamento dos dentes. As ligas de aparelho, por exemplo, são as principais entre elas. Responsáveis por auxiliar na movimentação da arcada dentária, elas podem ser encontradas em diferentes tamanhos e cores. Mas será que a escolha da coloração das ligas de aparelho ortodôntico pode fazer diferença no procedimento? Para desvendar esse mistério, o time de Sorrisologia conversou com a ortodontista Rita Ventura. Confira!

Entenda a função das ligas de aparelho

As ligas de aparelho nada mais são do que elásticos ortodônticos utilizados nos aparelhos fixos. “Com diversas espessuras e cores, as ligas servem para auxiliar na mordida e evolução do tratamento”, revela a especialista. Esses acessórios podem ser colocados em diferentes posições na cavidade bucal, variando de acordo com o resultado desejado, já que as ligas de aparelho podem gerar movimentos de dentes individuais, em grupo ou até mesmo dos ossos.

Quais são os tipos de ligas de aparelho?

Segundo a dentista, existem dois tipos diferentes de ligas para aparelho que podem ser utilizados de acordo com as necessidades de cada paciente:

Borrachinhas: mais conhecidas entre os pacientes, elas são extremamente importantes para o tratamento ortodôntico. Essas ligas de aparelho ficam ligadas aos braquetes fazendo com que os fios se mantenham bem presos, facilitando a movimentação dos dentes.

Elásticos ortodônticos: essas ligas de aparelho servem para estabelecerem uma mordida correta, reforçando a força sobre os dentes e auxiliando na evolução do tratamento com aparelho ortodôntico. Geralmente, os pacientes que usam o elástico seguindo à risca todas as recomendações garantem mais sucesso no procedimento.

Ligas de aparelho: cores podem influenciar no tratamento?

Para surpresa de alguns, as cores utilizadas nas ligas de aparelho não fazem diferença no avanço do tratamento ortodôntico. Por outro lado, vale lembrar que optar por cores mais claras nas borrachinhas ou elásticos é sinônimo de alguns cuidados diários. “É importante que o paciente fique atento ao consumo de alimentos e bebidas pigmentadas, já que os corantes podem alterar a cor das ligas de aparelho”, aconselha. Dessa forma, é possível garantir a estética do seu sorriso até a próxima consulta de manutenção.

Saiba como cuidar das ligas de aparelho ortodôntico

Assim como outros acessórios do tratamento ortodôntico, as ligas de aparelho também existem alguns cuidados para assegurar a sua funcionalidade e, principalmente, a saúde bucal do paciente. Nesse caso, a primeira regra é manter uma boa rotina de limpeza dos dentes, incluindo o uso da escova interdental e enxaguante bucal para garantir uma higiene mais eficaz. Além disso, quem faz uso das ligas de aparelho deve respeitar o intervalo de, no mínimo, 21 dias das consultas de manutenção. “Só assim será possível evidenciar como está o andamento do tratamento”, finaliza a dentista.


Esse artigo teve a participação profissional de:
Rita Ventura - Cirurgiã dentista, ortodontista, especialista em harmonização facial e estética dental.
CRO: 42601


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal