5 problemas que não escovar os dentes direito pode trazer
Uma higiene bucal inadequada é a porta de entrada para diversos problemas. Saiba que poroblemas ela pode causar.
Compartilhar em suas redes
Uma higiene bucal inadequada é a porta de entrada para diversos problemas. A escovação incorreta favorece o acúmulo de alimentos e bactérias na boca, principais responsáveis pelo surgimento de cáries e placa bacteriana. Essas duas condições também favorecem outras doenças e infecções que podem comprometer seriamente a saúde oral. Por isso, escovar os dentes após as refeições é tão importante. O cuidado é simples e não requer grandes esforços. Basta ter em mãos uma boa escova, um creme e um fio dental. Caso contrário, os prejuízos são grandes e podem resultar até na perda da perda dentária.
Conheça 5 problemas causados pela má higiene bucal.
Cárie corrói o esmalte do dente e deixa superfície manchada
A cárie é o problema mais comum causado pela má escovação. Sua origem é atribuída ao acúmulo de placa bacteriana e de ácidos produzidos pelas bactérias que vivem na boca. Uma vez que os alimentos não são removidos durante a escovação, os resíduos se acumulam nos dentes e servem como alimentos para os microrganismos presentes na cavidade oral. Essas bactérias vão perfurando o esmalte dentário até chegarem nas estruturas mais profundas, causando dor e manchas na dentição.
Placa bacteriana pode calcificar e dar origem ao tártaro
Assim como a cárie, a placa bacteriana é outro problema de saúde bucal recorrente. Ela é composta por bactérias nativas da boca que se multiplicam à medida que fermentam o açúcar vindo da alimentação. Por essa razão, o consumo excessivo de alimentos doces e carboidratos intensifica a placa, que se forma entre os dentes e a sua ligação com a gengiva.
Já o tártaro é o acúmulo de placa bacteriana que ficou muito tempo em contato com a saliva. Ele é conhecido como cálculo dental e surge após a mineração da camada de bactérias na superfície dos dentes.
Gengivite causa dor e vermelhidão na gengiva
A gengivite é uma inflamação dos tecidos gengivais. É causada pelo acúmulo de placa bacteriana, logo, também está associada à escovação inadequada. Os restos de comida nos dentes estimulam a proliferação de bactérias que provocam uma reação inflamatória na gengiva. Seus principais sintomas são dor, vermelhidão, inchaço e sangramento, principalmente após o uso da escova de dente e fio dental.
A gengivite, quando não tratada, pode evoluir para um quadro de retração gengival. A condição ocorre quando o tecido da gengiva reduz de tamanho e deixa a raiz do dente mais exposta.
Halitose produz odores desagradáveis na boca
A halitose é o nome clínico do mau hálito. Também atribuída a higiene bucal inadequada, o incômodo é causado pela fermentação de microrganismos que ficam na boca quando a escovação não é feita corretamente. Além disso, o acúmulo de alimentos nos dentes cria a chamada saburra lingual, uma massa esbranquiçada que fica sobre a língua e causa cheiro desagradável. Por fim, o tártaro é outro fator que desencadeia a halitose.
Periodontite pode resultar na perda dos dentes
A doença periodontal é uma condição causada pela evolução de uma gengivite. O problema ocorre quando a inflamação da gengiva chega nos tecidos que sustentam os dentes, levando a perda óssea e comprometimento dos ligamentos periodontais. Como efeito, o paciente passa a sentir os dentes moles, como se estivessem soltos. A doença é uma das principais causas de perda do elemento dentário, além de provocar o aumento da sensibilidade, sangramentos nas gengivas e mau hálito.
Redação por Joanna Dark