30.08.2016

Laserterapia pode ajudar no tratamento de aftas. Especialista explica o procedimento

Sentir aquela dorzinha na boca por causa de afta? Nunca mais. Conheça o tratamento que vem sendo a fórmula nos consultórios dentários para acabar com estas lesões
Sentir aquela dorzinha na boca por causa de afta? Nunca mais. Conheça o tratamento que vem sendo a fórmula nos consultórios dentários para acabar com estas lesões

Ter afta uma vez ou outra já deve causar bastante incômodo no seu dia a dia. Imagine sofrer com estas bolinhas frequentemente? Ninguém merece sentir tanta dor por culpa dessas chatinhas, ainda mais quando demoram semanas para cicatrizar. Uma forma rápida e que vem sendo mais indicada pelos dentistas para tratar aftas é a laserterapia. A estomatologista Beatriz Venturi explica como funciona. "Ela é capaz de diminuir a dor, acelerar a cicatrização e, até mesmo, diminuir a frequência de lesões".

Como a laserterapia é realizada?

O procedimento é totalmente indolor e consiste na emissão de luz diretamente na mucosa feita por um aparelho. A profissional conta que o tempo do tratamento tem variações dependendo de cada paciente. "Como as aftas são de causa multifatorial, o especialista deve reconhecer o motivo iniciador em cada caso e recomendar o protocolo com doses e frequências individualizadas". Não há contraindicações da laserterapia. A técnica pode ser feita até mesmo em gestantes.

Antes do tratamento, pesquise a causa da afta

Vale lembrar que essas bolinhas devem ser pesquisadas antes mesmo de tratadas. Tudo isso porque as lesões podem ser sintomas iniciais de doenças autoimunes, intestinais ou dermatológicas. O correto diagnóstico também é primordial para um tratamento de sucesso. "A laserterapia é um importante coadjuvante, mas, algumas vezes, tratamentos adicionais com medicação, reposição vitamínica e acompanhamento com nutricionista são necessários", comenta.

Dá para evitar a formação de aftas

As aftas não nascem por acaso. Elas funcionam como uma reação do sistema imunológico e podem ser precipitadas por vários fatores, como anemia, carências nutricionais, alterações de hormônios, estresse, alguns alimentos, entre outros. "Uma boa pesquisa clínica mostra o motivo desencadeador. O tratamento correto, combinado com a laserterapia, são capazes de ajudar na imunomodulação (controle das reações imunológicas) e tornar o tecido mais resistente ao aparecimento das aftas". Desta forma, viver bem com sua saúde bucal e sem afta se torna muito mais fácil.


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal