29.01.2021

5 doenças da língua e o melhor tratamento para cada uma delas

Fique de olho nessas doenças que você pode encontrar na língua
Fique de olho nessas doenças que você pode encontrar na língua

Você sabia que doenças da língua são tão comuns quanto os problemas que surgem nos dentes? Embora não sejam mais conhecidas como a cárie, a periodontite e o tártaro, elas aparecem com frequência na cavidade bucal. Mas quais são essas complicações e como elas precisam ser tratadas? O Sorrisologia entrevistou a dentista Rhianna Barreto que listou 5 doenças da língua e os cuidados que devemos ter para controlá-las. 

1. Aftas na língua 

As aftas podem aparecer em muitos lugares da mucosa bucal, mas é na língua que elas costumam nascer com mais frequência. A especialista conta como essas feridas surgem na região: "Muitas vezes as aftas ou úlceras ocorrem por mordidas locais, baixa imunidade ou alimentação cítrica". Para remover essas lesões, é importante adotar cuidados indicados por um dentista, como o uso de colutorios (enxaguantes bucais), pomadas e laserterapia. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, colocar sal na afta não é a melhor solução!

2. Língua preta pilosa

A língua pilosa negra é uma condição benigna rara, que acomete adultos e fumantes inveterados. Rhianna conta mais sobre essa doença: "É caracterizada pelo aumento das papilas filiformes do dorso lingual em consequência do aumento na produção de queratina ou por um decréscimo em sua descamação, mostrando um aspecto clínico marcante de 'cabelos' na língua". O tratamento consiste na remoção periódica das papilas com escova de dentes ou através do uso do raspador de língua.

3. Candidíase oral

Além dessas doenças da língua, outro problema bem comum que aparece na região é a candidíase oral. "É uma infecção fúngica caracterizada pelo aparecimento de placas brancas com bordas eritematosas, que tem presença de ardor e vermelhidão no local, podendo se manifestar, principalmente, na borda lateral". O tratamento é realizado com bochechos e o uso de antifúngicos, como a nistatina.

4. Macroglossia

Você sabe o que é macroglossia? De acordo com a dentista, é uma doença caracterizada por um aumento da língua além do normal. "Ela pode estar associada a quadros sindrômicos. O tratamento vai depender da causa e da gravidade do problema, que costuma ser a cirurgia de glossectomia parcial", esclareceu.

5. Câncer de língua

Existem diversos tipos de câncer de boca, a maioria é caracterizada pelo aparecimento de aftas que não cicatrizam. Elas também podem vir acompanhadas de sangramento local, dor e lesões com bordas irregulares. "É possível tratar e curar desse problema, dependendo do tipo de câncer e do avanço da doença. O tratamento, na maioria das vezes, requer cirurgia e quimioterapia e/ou radioterapia", recomendou.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ:37448


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal