5 cuidados que você deve tomar após colocar lentes de contato dentais
Os cuidados após a colocação de lentes de contato nos dentes devem ser indicados pelo dentista
Os cuidados após a colocação de lentes de contato nos dentes devem ser indicados pelo dentista

Publicador de Conteúdos e Mídias

5 cuidados que você deve tomar após colocar lentes de contato dentais

As lentes de contato ajudam a deixar seu sorriso mais bonito. Mas é preciso tomar alguns cuidados com elas. Saiba quais

10/03/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

As lentes de contato dentais são uma alternativa eficaz para pacientes que estão insatisfeitos com a cor e/ou o formato de seu sorriso. Entre as diversas vantagens dos dentes com lente de contato, estão as suas propriedades estéticas e a sua resistência a fraturas e pigmentos provenientes da alimentação. Ainda assim, é importante ressaltar: como tudo que envolve a saúde bucal, a colocação de lente de contato no dente demanda alguns cuidados especiais. 

Em entrevista ao Sorrisologia, o cirurgião dentista Edson Rodrigues de Paula Neto explica quais medidas devem ser adotadas após colocar lente de contato nos dentes. Reunimos as principais a seguir. Confira!

  1. Evite hábitos que possam fraturar as lentes de contato

    Quem tem lente de contato nos dentes deve redobrar a atenção com hábitos e vícios capazes de gerar algum dano às facetas. “Oriento os meus pacientes que, após a colocação das lentes, tenham uma vida relativamente normal. Eles devem evitar hábitos parafuncionais, como roer unha e abrir embalagens com os dentes”, aconselha o Dr. Edson. 

    Outras manias, como a de morder objetos (lápis e canetas, por exemplo) e colocar as mãos embaixo do queixo, também devem ser evitadas sempre que possível. 

  2. Não dispense a placa de bruxismo

    O bruxismo é caracterizado pelo ato de ranger e apertar os dentes involuntariamente. Embora possa ocasionar desgaste nos dentes, a condição não é um empecilho para a colocação de lentes de contato, desde que o(a) paciente utilize a placa de bruxismo conforme a indicação do(a) dentista. Também conhecido como placa de mordida ou miorrelaxante, o acessório se ajusta perfeitamente ao formato do seu sorriso e ajudam a tratar o problema. 

  3. Deixe alimentos com corantes fora da sua dieta

    Pessoas com lente de contato para dentes devem dedicar uma atenção especial à alimentação. O ideal é evitar - ou consumir com cuidado - ingredientes muito duros e crocantes, como algumas balas e nozes. Segundo o Dr. Edson, “o paciente pode ter uma alimentação normal. Ele pode comer de tudo, no entanto, não deve abusar. Não pode abrir um coco com os dentes, por exemplo”. 

  4. Tenha uma rotina de higiene bucal adequada

    Ter bons hábitos de higiene bucal é imprescindível tanto para quem tem os dentes naturais quanto para quem possui lentes de contato. No entanto, neste último caso, deve-se seguir algumas recomendações extras. “Eu geralmente peço para que o paciente utilize escovas com cerdas macias e não utilize nenhum creme dental que possa ser muito abrasivo. A maioria das lentes de contato de hoje em dia são maquiadas. Então, ao utilizar cremes dentais bastante abrasivos, pode remover essa maquiagem das lentes e estragar o resultado final”, orienta o especialista. 

  5. Visite regularmente o consultório odontológico

    O acompanhamento com o(a) dentista não deve ser deixado de lado sob hipótese alguma. O Dr. Edson indica “consultas regulares a cada 6 meses para avaliação de toda a parte funcional das lentes de contato”. Desta forma, é possível identificar possíveis problemas que possam vir a interferir no tratamento ou até mesmo quebrar as facetas. 

    “A limpeza no consultório é uma limpeza normal, como se fosse para dentes naturais. A única ressalva é que não seja feita a utilização do ultrassom em cima da margem da lente, para não ter o risco de trincar, quebrar ou danificar essa lente. Então, geralmente, nessa região, caso tenha que fazer uma raspagem, é realizada a raspagem com cureta manualmente e profilaxia com taça de borracha e escova de robson”, ressalta o profissional. 

Participou desse artigo o especialista:

Dr. Edson Rodrigues de Paula Neto, cirurgião dentista, diretor da Clínica All Smiles. Especialista em próteses e implantodontia, membro da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas). Mestre em Estomatologia e Diagnóstico Bucal pela Universidade Paulista (UNIP)

Redação: Dóris Marinho

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias