4 situações em que a falta de dentes atrapalha na sua rotina
4 situações em que a falta de dente atrapalha na sua rotina
Compartilhar em suas redes
Apesar de serem os principais componentes de um sorriso perfeito, eles não são apenas um detalhe estético. Os dentes têm uma função específica dentro da boca e cada um exerce um papel importante nas atividades diárias que todos nós desempenhamos. O impacto da falta de um - ou vários deles - pode ser sentido de diferentes maneiras e, pensando nisso, o Sorrisologia separou pelo menos 4 situações em que a rotina é afetada diretamente por um sorriso incompleto.
1- Na hora das refeições
Comer é geralmente sinônimo de prazer, mas na falta de algum dente, esse momento pode não ser tão agradável quanto deveria. Isso acontece porque incisivos, caninos, pré-molares e molares têm a função de cortar, rasgar, esmagar e moer os alimentos, facilitando não só o momento da refeição como também a digestão. Quando um dos dentes não se encontra na cavidade oral, essas funções acabam sendo bastante prejudicadas.
2- Quando você sorri
A aparência também é um aspecto bem relevante quando o assunto é a falta de dentes, principalmente quando a autoestima e o bem-estar são afetados diretamente por essa condição. Ninguém merece ter vergonha de esboçar felicidade, não é? Sorrir parece um ato simples, mas para que seja prazeroso, é muito importante que nos sintamos bem com a maneira como nos apresentamos para o mundo.
3- Quando você fala
Quem passa pelo problema de ausência dentária sabe: em alguns casos, é possível que até mesmo a fala fique comprometida por causa da disposição dos dentes na boca. A falta de um ou mais elementos influencia na dicção e pode causar desconforto durante uma conversa, principalmente para quem precisa falar em público. O desconforto, infelizmente, é quase certo.
4- Ao se relacionar com os outros
É bem difícil desenvolver relações quando não nos sentimos bem com a nossa imagem ou com a forma como nos apresentamos. O incômodo com o nosso sorriso pode fazer com que, sem querer, ou propositalmente, nos afastemos do convívio social por um sentimento de vergonha. Além do mais, existe também o medo de que alguém faça graça da situação e tudo fique ainda mais desagradável.
Você não precisa conviver com esse problema
Já deu para perceber o quanto a perda de um dente é capaz de afetar áreas além da saúde, certo? A melhor parte da história é que, na verdade, não é preciso se acostumar a não sorrir ou comer apenas alguns tipos de alimentos. É possível recuperar a confiança e, ao mesmo tempo, se prevenir de problemas bucais no futuro, portanto, nada de deixar para depois. A dica é procurar um especialista e garantir um sorriso ainda mais bonito.