3 erros da higiene bucal que podem prejudicar a saúde da gengiva
Você pode estar fazendo da forma errada sem perceber. O Sorrisologia listou os 3 erros mais comuns da higiene bucal que afetam sua gengiva
Você pode estar fazendo da forma errada sem perceber. O Sorrisologia listou os 3 erros mais comuns da higiene bucal que afetam sua gengiva

Publicador de Conteúdos e Mídias

3 erros da higiene bucal que prejudicam a gengiva

O que há de errado com a sua higiene bucal? Você já parou para pensar no assunto? Às vezes um hábito que você vem praticando faz tempo pode prejudicar e muito não só na saúde dos seus dentes, como também da sua gengiva. Pensando nisso, o Sorrisologi

30/05/2017

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

O que há de errado com a sua higiene bucal? Você já parou para pensar no assunto? Às vezes um hábito que você vem praticando faz tempo pode prejudicar e muito não só na saúde dos seus dentes, como também da sua gengiva. Pensando nisso, o Sorrisologia listou três errinhos mais comuns que as pessoas tendem a praticar durante esse ritual e que afeta diretamente no bem-estar da gengiva. Confira e aprenda a fazer a sua higiene da maneira certa e recomendada pelos dentistas.

Passar o fio dental de qualquer maneira

Não é tão simples quanto parece. Passar o fio dental é um exercício diário e que, muitas vezes, precisa ser aprimorado com o tempo. Algumas pessoas, por mais que usem todos os dias, não sabem ao certo manejar corretamente essa ferramenta. Mas uma coisa é certa, não devemos colocar o fio com força entre os dentes, isso pode acabar machucando a gengiva e causando um pequeno sangramento no local.

Para evitar esse cenário, o dentista Leonardo Costa ensina a maneira certa de fazer. “O fio deve ser inserido com cuidado no espaço entre o dente e a gengiva para não causar nenhum ferimento”, diz. Depois é só passar delicadamente entre os dentes com movimentos de cima para baixo e para frente e para trás. Tenha dedicação e faça os mesmos movimentos não só nos dentes frontais, como também nos molares e pré-molares.

Escovar os dentes com muita rapidez e força

A higiene bucal precisa ser feita sem pressa. Na verdade, esse momento deve ser encarado como um ritual importante para a sua saúde e bem-estar, da mesma maneira que você costuma dedicar seu tempo para cuidar da pele ou do cabelo, por exemplo. Por isso, de um modo geral, a escovação deve ser feita em dois minutos. Fazendo este momento com rapidez e muita força pode machucar a gengiva e causar bastante dor na região. Tenha calma e pratique da maneira certa.

Usar uma escova de cerdas duras

Existem vários tipos de escova no mercado, mas o modelo ideal para a maioria dos pacientes é aquela que possui cerdas finas e macias. Esses produtos ajudam a manter a gengiva e os dentes saudáveis, proporcionando mais conforto e limpeza à higiene bucal. As escovas com cerdas duras são feitas apenas para escovar próteses dentárias removíveis.

Se essa ferramenta for usada em dentes naturais pode agredir o esmalte dentário e as gengivas, causando ferimento e, possivelmente, uma inflamação. Esse cenário é certo para início de vários problemas bucais. Evite-os! Por isso, antes de usar qualquer ferramenta do seu kit de higiene bucal, consulte seu dentista!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Leonardo Costa - Periodontia
CRO-BA: 5935
Salvador, BA

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias