26.07.2022

Tratamento ortodôntico causa sensibilidade nos dentes? Descubra quais cuidados tomar e escolha os melhores produtos de higiene bucal

Durante o tratamento ortodôntico, é possível que o paciente sinta sensibilidade nos dentes, principalmente após algum ajuste (troca de fio ou aperto do aparelho)
Durante o tratamento ortodôntico, é possível que o paciente sinta sensibilidade nos dentes, principalmente após algum ajuste (troca de fio ou aperto do aparelho)

É bastante comum sentir um pouco de dor nos dentes durante o tratamento ortodôntico. Mas, até que ponto esse incômodo é aceitável? É comum sentir sensibilidade dental nesse período? Para garantir que tudo está correndo bem, é fundamental fazer consultas regulares ao dentista e tomar as devidas precauções - cuidados tanto com a alimentação quanto com a higiene. O Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Rhianna Barreto, que explicou se o uso de aparelho ortodôntico pode (ou não) desencadear sensibilidade nos dentes. Confira!

É possível que o tratamento ortodôntico cause sensibilidade nos dentes?

Existem muitos fatores que podem causar sensibilidade dentária. De acordo com a cirurgiã-dentista, problemas bucais pré-existentes ou alguns ajustes realizados no tratamento ortodôntico podem ser os responsáveis pelo incômodo nos dentes. O ideal, quando o problema persiste, é procurar um profissional especializado para receber o diagnóstico e as orientações corretas.

“O tratamento ortodôntico realiza a movimentação dos dentes. Essa movimentação é feita aos poucos, de forma milimétrica. Em casos em que o paciente já possui retração gengival, bruxismo ou gengivite, pode sim ocorrer sensibilidade nos dentes. Durante as manutenções ortodônticas, devido a troca do fio ou aperto do aparelho, os dentes também podem ficar mais sensíveis”, explica.

Como aliviar sensibilidade nos dentes durante o tratamento

Após realizar algum ajuste no aparelho, é possível que a sensação de dentes sensíveis se intensifique. No entanto, caso o incômodo se estenda por muitos dias, é importante investigar mais a fundo e buscar uma solução para o problema. De qualquer forma, durante esse período, é possível recorrer a produtos e dicas simples que ajudam a amenizar a sensibilidade. “Podem ser utilizados cremes dentais e colutórios adequados para minimizar os efeitos. Analgésicos via oral também podem ser utilizados”, recomenda a especialista.

Outra dica interessante é tomar alguns cuidados com a alimentação durante o tratamento. Alimentos muito ácidos, gelados ou frios (refrigerantes, sorvetes, café, balas e doces) podem piorar a dor e dificultar a recuperação. Também é recomendado evitar alimentos muito duros, que podem quebrar as peças do aparelho e atrasar o tratamento. Esse fator também faz muita diferença para quem costuma ter crises de sensibilidade dental.

Recorra ao dentista para fazer manutenção no aparelho ortodôntico

Em alguns casos, mudar a linha do tratamento ortodôntico também pode ser necessário. De acordo com a Dra. Barreto, é importante avaliar o nível de incômodo e a saúde dos dentes para tomar a decisão mais acertada. “Dependendo do caso, o dentista precisa fazer a manutenção ou adequação, caso a dor ou sensibilidade se estenda por um período prolongado”, afirma. Vale destacar que existem diferentes tipos de aparelho que podem ser utilizados. O alinhador invisível, por exemplo, pode substituir bem o aparelho ortodôntico fixo e causar menos sensibilidade durante o processo.

Durante o tratamento ortodôntico, é importante redobrar os cuidados com a higiene bucal

Não tem como abrir mão de uma boa higiene bucal durante o tratamento ortodôntico. De acordo com a especialista, montar uma rotina completa, com o uso de fio dental e uma escovação completa, usando o tipo mais adequado de creme dental, faz total diferença. “Fazer uma boa higiene oral é essencial. Utilizar produtos prescritos pelo seu dentista, pastas para sensibilidade e colutórios adequados também. Os cuidados de quem utiliza aparelho ortodôntico, de qualquer tipo, devem ser redobrados”, finaliza a profissional.


Tags:

higiene bucal saúde bucal ortodontia aparelho ortodôntico sensibilidade creme dental enxaguante tratamentos

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal