13.06.2022

Devo mudar minha higiene bucal depois de fazer clareamento dental? É necessário usar creme dental para sensibilidade? Quais cuidados tomar com a alimentação?

Após o clareamento dental, o paciente deve manter os bons hábitos de higiene bucal (usar fio-dental, uma escova macia e enxaguante) e, se necessário, recorrer a um creme dental para sensibilidade
Após o clareamento dental, o paciente deve manter os bons hábitos de higiene bucal (usar fio-dental, uma escova macia e enxaguante) e, se necessário, recorrer a um creme dental para sensibilidade

Você sabia que, durante as sessões de clareamento dental, é muito importante tomar certos cuidados? Manter uma boa higiene bucal e seguir as orientações do dentista, por exemplo, são dicas fundamentais. Mas, será que é necessário utilizar outros produtos de higiene ou mudar hábitos de forma mais drástica? Para esclarecer essa questão, o Sorrisologia conversou com o cirurgião-dentista Edson Rodrigues, que falou mais sobre como deve ser a higiene após o clareamento dental e como garantir que o resultado do procedimento dure o máximo possível. Confira!

Higiene bucal após clareamento dental: o que devo mudar?

De acordo com o dentista, tanto durante quanto após o clareamento dental, não é necessário realizar grandes mudanças na rotina de higiene bucal. O mais importante, na verdade, é que o paciente já tenha bons hábitos e apenas os mantenha após o procedimento. “Eu não indico mudar a higiene bucal após o clareamento dental. Após o procedimento, o ideal é que o paciente volte a usar os produtos que ele já está acostumado: uma escova com cerdas macias, fio-dental e enxaguante bucal”, recomenda o especialista. 

Ainda assim, é importante tomar alguns cuidados após o procedimento, ok? Afinal, é relativamente comum que o paciente fique com os dentes mais sensíveis no final. Isso porque o gel clareador atua quebrando as moléculas de pigmentos dos dentes, deixando-os mais brancos. Nesse processo, eles também se tornam mais vulneráveis a alimentos mais cítricos ou muito quentes e gelados. Por isso, tomar medidas para amenizar o problema pode ser uma boa alternativa.

De acordo com o Dr. Rodrigues, para aliviar a dor e o incômodo causados pela sensibilidade dentária, é possível recorrer a um tipo de creme dental específico. “Pode ser que, no período em que o paciente estiver fazendo clareamento, haja uma troca de creme dental. Existem cremes dentais próprios para clareamento, que auxiliam bastante nesse período. Caso o paciente venha a apresentar grande sensibilidade, é indicado sim mudar para um creme dental para dentes sensíveis, de modo que seja possível controlar esses sintomas”, complementa. 

Quais alimentos evitar após clareamento dental?

Escolher bem os alimentos para consumir após o procedimento também faz bastante diferença, sabia? De acordo com o dentista, não é necessário cortar de vez certas comidas. No entanto, para garantir que os dentes fiquem brancos por mais tempo, é fundamental maneirar em algumas bebidas e alimentos. O segredo é buscar um equilíbrio na rotina e lembrar-se sempre de escovar os dentes após as refeições.

“Tanto durante quanto após o clareamento, o paciente está liberado para fazer o consumo de café, vinho ou de alimentos que apresentam corantes. Não há mais a necessidade de ficar sem essas substâncias. O que é recomendado, na verdade, é que ele tente minimizar o consumo. Quanto maior for a ingestão de substâncias com corantes escuros, menor será a durabilidade do clareamento, pois essas substâncias acabam pigmentando novamente o dente. Então, não é que existe uma proibição. Mas, o paciente precisa ter em mente que o consumo excessivo fará com que o clareamento dure menos tempo”, finaliza o profissional.


Tags:

higiene bucal escova de dente saúde bucal sensibilidade dentes brancos fio dental clareamento dental produtos de higiene bucal creme dental

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal