13.05.2016

Você sabe como é feito o clareamento dental? Conheça a técnica que pode deixar seus dentes perfeitos

O clareamento dental é a técnica ideal para deixar os dentes brancos e saudáveis. Veja como esse tratamento funciona e os cuidados necessários após a sua realização!
O clareamento dental é a técnica ideal para deixar os dentes brancos e saudáveis. Veja como esse tratamento funciona e os cuidados necessários após a sua realização!

Se você sonha em ter dentes brancos e uniformes, certamente já deve ter ouvido falar sobre o clareamento dental. A técnica, que tem sido cada vez mais procurada nos consultórios, garante o tão sonhado sorriso branco e livre de manchas. Embora seja bastante conhecido, é comum que alguns pacientes ainda tenham dúvidas sobre o tratamento: como o clareamento dental é feito? Quanto tempo dura? Clareamento dental causa sensibilidade? Pensando em esclarecer essas e outras questões, o Sorrisologia conversou com o dentista José Carlos Garófalo. Veja só o que ele nos contou! 

Como é feito o clareamento dental?

Dentes manchados e amarelados podem ser um verdadeiro incômodo. Por isso, é comum que a maioria dos pacientes optem pelo clareamento dental. De acordo com o dentista José Carlos, o tratamento consiste na aplicação de um gel super concentrado na superfície dentária. "O profissional faz uma pequena limpeza na superfície dos dentes a serem clareados e protege a gengiva ao redor desses dentes, já que o gel utilizado é muito forte e ao entrar em contato com a gengiva pode queimá-la", afirma. Depois disso, o dentista aplica o produto e então aguarda o tempo de ação necessário.

Clareamento dental causa sensibilidade? 

Sim. Segundo José Carlos, o clareamento dental pode deixar os dentes um pouco sensíveis. Para controlar o quadro, o truque é investir na aplicação de nitrato e flúor para amenizar o incômodo. "O dentista pode fazer essas aplicações no consultório e o paciente pode utilizar cremes dentais com esses componentes que também ajudam", conta. Nesse caso, é importante manter o acompanhamento com especialistas adequados para garantir os melhores tratamentos para os seus problemas bucais.

Clareamento dental caseiro funciona? 

Embora o clareamento dental seja comum em consultórios, o tratamento também pode ser feito em casa. Nesse caso, o especialista alerta: é preciso seguir todas as recomendações do seu dentista. "É importante que o paciente tenha em mente que os produtos recomendados devem ser utilizados com responsabilidade e sempre seguindo o passo a passo do profissional", afirma. Para quem busca um resultado ainda mais eficaz, o dentista revela que o clareamento dental caseiro pode ser combinado ao tratamento feito em consultórios. Mas lembre-se: nada de fazer os procedimentos bucais por conta própria, ok? O acompanhamento profissional é fundamental para garantir um dentes brancos e saudáveis. 

Entenda os cuidados necessários após o clareamento dental

Assim como outros procedimentos odontológicos, o clareamento dental também exige alguns cuidados para prolongar o seu resultado. O primeiro deles é manter uma rotina de consultas com o dentista. Dessa forma, é possível garantir que a profilaxia dentária - ou limpeza, como é popularmente conhecida - seja feita a cada seis meses e, assim, ajude a prolongar o efeito white nos dentes. Outro cuidado necessário é o uso do fio dental diariamente durante a escovação, especialmente após as refeições. Além disso, é importante evitar o consumo de alimentos e bebidas com coloração escura. Nesse caso, o especialista aconselha: "uma boa dica é sempre utilizar um canudo na hora de consumir bebidas com pigmentação, como refrigerantes". 



Este artigo tem a contribuição do especialista:
Mauro Piragibe - Especialista em Dentística e Prótese Dentária
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 31826


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal