08.11.2022

Algum produto consegue remover tártaro do dente?

O tártaro precisa ser removido o mais rápido possível. A única maneira é com ajuda de um dentista profisional.
O tártaro precisa ser removido o mais rápido possível. A única maneira é com ajuda de um dentista profisional.

A presença de tártaro nos dentes é reflexo direto da sua saúde bucal. O uso de fio dental diário é a base de uma rotina de saúde bucal eficiente e não usá-lo pode gerar o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que pode evoluir para a presença de tártaro nos dentes. Ele é a calcificação da placa bacteriana sobre a gengiva e os dentes e, se não for removido, pode causar perda dentária, retração gengival, e a perda do dente. Conversamos com alguns dentistas para saber mais sobre esse problema e se algum produto consegue remover o tártaro do dente em casa. Confira!

O que é o tártaro e como evitá-lo?

O Ministério da Saúde define o tártaro como uma versão calcificada da placa bacteriana. Quando deixada muito tempo sobre o dente e a gengiva, a placa se calcifica, ficando rígida e fortemente aderida. Se não for removido rapidamente, ele pode causar diversos problemas de saúde. “Todo cálculo contém placa bacteriana em sua superfície. A placa bacteriana é a principal causa das doenças da gengiva. Por isso, é importante visitar frequentemente seu dentista, para que seja feito um exame bucal e, se necessário, a remoção do cálculo”, explica o Dr. Claudio Pannuti, mestre e doutor em Periodontia. A melhor maneira de evitar o aparecimento dele é usar fio dental diariamente e não descuidar da escovação. Segundo o Dr. Pannuti, “a placa bacteriana pode ser removida com a escovação e o fio dental. Se isso não for feito com frequência, ela se mineraliza”. 

Quais problemas o tártaro pode causar?

O acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes é a principal causa de cáries. E a versão calcificada dela não é diferente. O tártaro também possui placa bacteriana na sua superfície, e quanto mais tempo ele ficar em contato com a gengiva e os dentes, maior serão os prejuízos. A gengivite é um dos problemas mais comuns causados por ele. As bactérias irão inflamar a gengiva e causar sangramento ao escovar e usar fio dental. Se não for tratada adequadamente, ela pode evoluir para periodontite. Nesse caso, o problema pode piorar até o aparecimento da retração gengival, os dentes da região afetada perderem adesão à gengiva e até mesmo caírem. “Os tecidos ficam menos resistentes, ocorre a perda da inserção gengival e do osso alveolar, podendo ter mobilidade dental, recessão gengival e supuração”, aponta o dentista Leonardo Costa, Especialista em Implantodontia, periodontia e clínica odontológica.

Algum produto consegue remover o tártaro?

Não é possível remover o tártaro dos dentes em casa sozinho. “É importante lembrar que não existem ‘soluções caseiras’ seguras para a remoção do tártaro. Essas soluções caseiras são veiculadas em mídias sociais, mas podem ser perigosas e causar danos aos tecidos bucais”, alerta Dr. Pannuti. Por aderir firmemente ao dente e à gengiva, o tártaro não pode ser removido dos dentes apenas usando fio dental e escova. O processo de remoção só pode ser feito por um profissional qualificado usando cureta e ultrassom para realizar a raspagem do dente. Por isso é tão importante apostar na prevenção diária para que o problema não evolua demais.

Este artigo tem a contribuição do especialistas:
Claudio Mendes Pannuti - Cirurgião dentista. Mestre e doutor em Periodontia. Professor associado da disciplina de periodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
CRO-SP: 49866

Leonardo Costa - Especialista em Implantodontia, periodontia e clínica odontológica. Professor do Curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Atualizada em 21/06/2023.


Tags:

saúde bucal tártaro gengiva placa bacteriana

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal