Sorriso gengival é mais comum em mulheres. Saiba como corrigir
Toda mulher se preocupa com sua beleza interior e exterior. E isso inclui ter um sorriso bonito, branquinho e saudável. Quem não gosta de sorrir e receber um elogio? Mas existem algumas mulheres que possuem um desconforto por causa do chamado sorriso gengival. Ou seja, ao sorrir, a gengiva fica mais ex
Compartilhar em suas redes
Toda mulher se preocupa com sua beleza interior e exterior. E isso inclui ter um sorriso bonito, branquinho e saudável. Quem não gosta de sorrir e receber um elogio? Mas existem algumas mulheres que possuem um desconforto por causa do chamado sorriso gengival. Ou seja, ao sorrir, a gengiva fica mais exposta do que o normal. "A procura para solucionar essa desarmonia é grande no consultório, pois no dia a dia elas acabam tendo limitações ao sorrir", afirma a odontologista Heloísa Crisóstomo, da clínica Dental Concept.
Como resolver este problema?
Existem várias técnicas para a correção do sorriso gengival. "Para o paciente que deseja fazer, é muito importante procurar um profissional para analisar a sua exposição e determinar o tratamento mais adequado". Entre eles estão a cirurgia ortognática, ortodontia, cirurgia periodontal estética e aplicação da famosa Toxina Botulínica.
Heloísa explica como funciona este procedimento. "Geralmente aplica-se de 2 a 4ml de substância em cada ponto determinado". Após 15 dias, o paciente deve retornar para conferir o resultado do tratamento e fazer algum retoque, caso o dentista ache necessário. A técnica é transformadora e dá super certo.
Por gengivas mais saudáveis
Apesar dessa correção ser mais por motivos estéticos, nada impede de você continuar cuidando da saúde da sua gengiva com muito carinho e eliminando todas as chances de doenças que podem acometer essa região. Para isto, basta seguir algumas recomendações básicas que vão ajudar a manter a cor, a saúde e espessura da gengiva. Dá só uma olhada:
- Tenha uma alimentação rica em Vitamina C, alimentos fibrosos e Cálcio;
- Escove os dentes de maneira suave e evite um sangramento na gengiva devido a escovação bruta;
- Fuja do acúmulo de placa bacteriana. Isso evita uma possível infecção gengival ;
- Se houver sinal de gengivite, como sangramento e inchaço, procure um tratamento precoce. Isso evita que a doença evolua para uma periodontite;
- Passe fio dental pelo menos duas vezes ao dia e acabe com os restinhos de alimentos que cismam em ficar presos entre o dente e a gengiva;
- Use o enxaguante bucal e proteja sua boca e possíveis bactérias invasoras. Assim você terá um tecido gengival sempre saudável e bonito.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Heloísa Crisóstomo - Odontologista com aperfeiçoamento em prótese e prótese sobre implante
CRO: DF-CD-8149