Fazer a higiene bucal é chato? Então aposte nos itens certos
Seu momento de higiene bucal é chato? Talvez você esteja usando as ferramentas erradas
Compartilhar em suas redes
Escovar os dentes nunca foi das tarefas mais queridas, não é verdade? Sempre bate aquela preguiça e, por mais rápido que seja, o momento parece uma eternidade. Se você não já sentiu isso, certamente conhece alguém. Mas uma coisa certa: não dá pra fugir. A higiene bucal deve ser realizada diariamente e, de acordo com os dentistas, pelo menos três vezes ao dia. Para dar mais prazer a esse momento, talvez seja a hora de rever os itens utilizados durante a escovação. Pode não parecer, mas munido das ferramentas certas você pode otimizar o seu tempo e ter mais resultados.
Para quem usa aparelho as ferramentas são específicas
Fazer a higiene bucal com tantos ferrinhos na frente dos dentes parece difícil. Mas esse momento pode ser simples quando você escolhe o kit de higiene bucal específico para este caso, como a escova ortodôntica. As cerdas personalizadas com formato “V” varrem a sujeira atrás das estruturas. O material bem macio não machuca a gengiva ou desgasta o esmalte dentário. Já o fio dental deve ser usado com ajuda do passa fio. O paciente também pode escolher o modelo dental floss, exclusivo para quem usa aparelho ortodôntico. Não esqueça de incluir a escova interdental neste momento.
Crianças só usam produtos para sua idade
Para cada fase da vida é preciso usar um tipo de escova diferente. Quando se é criança, além de ter a cara do pequeno, essa ferramenta, colorida e de menor estrutura, também precisa ter cerdas macias e cabeça arredondada para acessar todos os dentes. O creme dental também deve ser exclusivo para crianças e ser usado adequadamente. A quantidade do produto a cada escovação tem que ser equivalente a um grãozinho de arroz. Controle essa porção e evite que seu filho tenha uma fluorose dentária.
A prótese precisa de uma escovação diferenciada
Se você não tem mais seus dentes naturais, existem duas formas diferentes de higiene. Para a prótese fixa esse ritual não muda muito. Utilize uma escova macia, creme dental para a gengiva e, de preferência,e um fio dental, chamado de dental floss, feito para quem usa esse acessório. Ele remove, de forma simples, todos os resíduos que ficam entre os dentes sem machucar a gengiva. No caso de prótese removível, a limpeza deve ser feita em duas etapas. Primeiro limpar o acessório com uma escova de cerdas macias ou duras com sabonete neutro, depois escovar a gengiva, língua e bochechas com a escova macia utilizando um creme dental.
Para um sorriso sem necessidades especiais
Se o seu sorriso só precisa de uma ajudinha para se manter mais bonito e saudável, existe um leque de opções de ferramentas. Você pode escolher uma escova comum de cerdas macias e cabeça arredondada que alcance todas as partes do seu sorriso. Também tem a opção da escova elétrica que facilita a higiene, além de controlar a força aplicada e o tempo da escovação. O creme dental pode ser de acordo com sua necessidade, como o anticáries, dessensibilizante, para gengivas ou que deixe seu sorriso mais branco. Lembre-se de incluir o fio dental e o enxaguante sem álcool.
Por que é importante usar o kit de higiene ideal?
Com as ferramentas certas e uma higiene bucal adequada você não terá problemas bucais. A limpeza precisa ser feita todos os dias 30 minutos após as refeições e deve durar dois minutos cada ritual. Esse hábito se torna ainda mais saudável, eficiente e legal quando você trabalha com produtos que tem tudo a ver com seu sorriso. Experimente e note a diferença.