Sensibilidade dentária na gravidez: como tratar?
Entenda como surge a sensibilidade nos dentes durante a gravidez e como evitá-la
Entenda como surge a sensibilidade nos dentes durante a gravidez e como evitá-la

Publicador de Conteúdos e Mídias

Sensibilidade dentária na gravidez: como tratar?

Você sabia que a sensibilidade nos dentes pode surgir durante a gravidez? Entenda as causas para o quadro e como tratá-lo!

06/12/2021

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

A sensibilidade dental é um problema bucal que pode surgir em qualquer fase da vida, inclusive durante a gravidez. Nesse caso, o que causa sensibilidade nos dentes são as mudanças hormonais que afetam diferentes partes do corpo. A boa notícia é que, independente do estágio do quadro, é possível tratá-lo com algumas intervenções odontológicas. Para te deixar por dentro do assunto, o time de Sorrisologia reuniu algumas dicas de como acabar com a sensibilidade nos dentes durante a gestação. Vem conferir!

Mudanças hormonais são a principal causa da sensibilidade nos dentes durante a gravidez

Para descobrir o que é bom para sensibilidades nos dentes durante a gravidez, é preciso entender as principais causas para o quadro. Nesse caso, não tem mistério: as mudanças hormonais são os maiores motivos por trás de dentes sensíveis. Acontece que, durante este período, é comum que ocorra o aumento do fluxo sanguíneo corporal que pode favorecer a sensibilidade nos dentes e gengivas. Além disso, a doença gengival é outro problema bucal que pode surgir durante a gravidez e provocar a sensibilidade dentária. Isso porque, quando não tratada, a gengivite pode resultar na retração gengival que, por sua vez, é o que causa sensibilidade nos dentes.

Sensibilidade nos dentes: como aliviar os sintomas na gestação?

Ainda que a gravidez possa impedir a realização de algumas intervenções cirúrgicas, ela não impede o tratamento para sensibilidade nos dentes. Isso porque existem diferentes medidas que podem ser utilizadas para tratar o quadro neste período. O uso de cremes dentais dessensibilizantes, por exemplo, é uma das principais opções de “remédio para sensibilidade nos dentes”. 

Outra medida que pode ajudar é diminuir o consumo de açúcares durante a gestação. Funcionando como alimento para bactérias na boca, eles podem favorecer a formação de cárie e o surgimento da sensibilidade dental. Por isso, se possível, reduza o consumo de doces neste período. Ainda assim, lembre-se de que é importante consultar um dentista antes de iniciar qualquer tratamento para sensibilidade dentária.

Pré-natal odontológico é a principal forma de prevenir a sensibilidade dentária

Quando se trata de sensibilidade nos dentes durante a gravidez, a prevenção é sempre o melhor remédio. O período já pode ser bastante incômodo devido às mudanças no corpo, então é melhor evitar mais um desconforto, certo? Nesse caso, o pré-natal odontológico é a solução para impedir a sensibilidade dental. Assim como o acompanhamento clássico com o obstetra, ele serve para avaliar a sua saúde bucal na gestação. 

Dessa maneira, é possível diagnosticar precocemente e até mesmo prevenir algumas doenças bucais, incluindo a sensibilidade nos dentes. Nesse caso, o ideal é visitar o dentista de duas a três vezes durante a gravidez. Na maioria das vezes, as consultas ocorrem entre o terceiro e quarto mês da gestação e no segundo trimestre, próximo ao parto. No entanto, isso pode variar de acordo com a necessidade da paciente.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias