Sensibilidade nos dentes após restauração: saiba por que acontece e como aliviar os sintomas
Ficar com sensibilidade nos dentes após restauração é comum nos primeiros dias - mas, caso os sintomas persistam por mais de três semanas, é importante retornar ao dentista
Ficar com sensibilidade nos dentes após restauração é comum nos primeiros dias - mas, caso os sintomas persistam por mais de três semanas, é importante retornar ao dentista

Publicador de Conteúdos e Mídias

Sensibilidade nos dentes após restauração: é comum acontecer?

Embora seja comum ocorrer sensibilidade nos dentes após restauração dentária, é possível amenizar o problema com alguns cuidados: evitando alimentos doces, duros e pegajosos e mantendo uma boa rotina de higiene bucal

29/03/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Sabe quando os dentes ficam sensíveis após o consumo de algo muito gelado ou quente? Isso pode acontecer por uma série de fatores - devido à presença de cáries, por exemplo, ou até mesmo após procedimentos odontológicos. A restauração dentária, em especial, é um tipo de tratamento bem comum e eficaz, que consiste em recuperar o dente - com o uso de resina ou amálgama - para devolver tanto a sua forma quanto a sua função. Geralmente, esse procedimento é feito para remover cáries ou recuperar traumas (como em casos de dentes quebrados). 

Embora seja um procedimento que traz muitos benefícios à saúde bucal, ele pode causar desconfortos nos primeiros dias, deixando os dentes mais sensíveis ao toque e a alimentos muito cítricos ou duros. Mas por que será que isso acontece? Quais são os cuidados mais importantes após o tratamento? Para esclarecer melhor o assunto, o Sorrisologia conversou com o cirurgião-dentista Márcio Ramos, que explicou como - e por que - a sensibilidade nos dentes após restauração é comum, bem como as melhores formas de evitar esse tipo de problema.

É comum haver sensibilidade no dente após restauração?

De acordo com o cirurgião-dentista Márcio Ramos, lidar com dentes sensíveis após restauração não é algo atípico, principalmente quando a pessoa consome alimentos contraindicados logo após o procedimento. “Sim, ainda mais quando a restauração é profunda, é bem comum o paciente sentir certo desconforto nos primeiros dias. Os dentes ficam mais sensíveis ao ar, a alimentos açucarados e à pressão. Também há um desconforto quando os pacientes tocam os dentes, o que chamamos de choque galvânico”, explica.

“É comum haver sensibilidade nos dentes causada pela temperatura de alimentos e bebidas. Outra razão para causar essa sensibilidade é o fato de a restauração ficar elevada, nesse caso é necessário procurar um dentista para reduzir a altura da restauração”, acrescenta o profissional.

Permanência dos sintomas significa que o procedimento deve ser refeito?

Ficar atento aos sintomas de dor e sensibilidade nos dentes é importante para garantir que a restauração foi realizada de forma adequada. De acordo com o Dr. Ramos, um quadro de persistência dos sintomas precisa ser acompanhado. “Como se trata de um procedimento relativamente simples, não é normal que a dor persista. Esse incômodo pode durar até no máximo três semanas, se passar disso, aconselho retornar ao consultório para fazer uma avaliação com o dentista”, recomenda.

O que é bom para sensibilidade nos dentes: como aliviar sintomas

Para que o período pós-procedimento seja o menos doloroso possível, uma dica importante é fazer algumas restrições alimentares. De acordo com o dentista, evitar certos alimentos e comer sem pressa, com cuidado e atenção, são pontos que fazem total diferença nesse processo.

 “Acabar (com os sintomas) não será possível, mas tem como reduzir essa sensibilidade, começando pela escolha dos alimentos. É fundamental evitar doces, alimentos duros e pegajosos. Também é importante ser cuidadoso na mastigação, morder com calma para não causar nenhuma pressão nos dentes. E, por último, mastigar sempre com a boca fechada, assim você evita que o ar frio entre em contato com os dentes”, recomenda o especialista.

Quais os cuidados mais importantes após a restauração dental?

Além de manter cuidados com a alimentação, é importante lembrar de ter boas práticas de escovação - usar uma escova de cerdas macias, pouco creme dental e não colocar muita força para não machucar os dentes e a gengiva. O Dr. Ramos destaca que esse é um ponto fundamental para o período pós-restauração.  

“Manter uma boa rotina de higiene bucal é fundamental, a escovação precisa ser feita pelo menos três vezes ao dia e ainda fazer o uso do fio-dental. Não deixe de ir às consultas de rotina com seu dentista, fique atento à alimentação e também evite qualquer pastilha elástica na região da boca”, finaliza o dentista.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias