Sensibilidade no dente deve ser tratada com antiinflamatórios?
A sensibilidade nos dentes pode ter diversos tratamentos. Confira se antiinflamatórios são uma opção eficaz.
A sensibilidade nos dentes pode ter diversos tratamentos. Confira se antiinflamatórios são uma opção eficaz.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Sensibilidade no dente deve ser tratada com antiinflamatórios?

A sensibilidade nos dentes pode ter diversos tratamentos. Confira se antiinflamatórios são uma opção eficaz.

08/02/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Quem sofre com dor e sensibilidade no dente ao comer doce, além de alimentos e líquidos muito gelados, quentes ou ácidos sabe bem o quão desagradáveis podem ser estes sintomas. É por isso que quanto antes o problema for tratado, melhor! Em entrevista ao Sorrisologia, a dentista Uila Ramos explica que o tratamento para a sensibilidade dentinária é realizado por meio de procedimentos feitos em consultório e mudanças nos hábitos do paciente. O uso de remédio para sensibilidade no dente, como antiinflamatórios, não costuma ser indicado para tratar o incômodo - salvo raras exceções.

Entenda melhor a seguir!

Antiinflamatórios não costumam ser indicados para tratar a dor de sensibilidade no dente

O tratamento da sensibilidade dentinária geralmente combina a realização de procedimentos em consultório e adoção de hábitos saudáveis por parte do paciente. A indicação de medicamentos por via oral fica restrita a circunstâncias específicas, como explica a Dra. Uila. 

“A prescrição de antiinflamatórios e analgésicos está bem indicada nos casos de sensibilidade durante o clareamento dental, como parte das medidas no manejo da sensibilidade de caráter transitório, que pode acontecer durante este procedimento estético. Além disso, o cirurgião-dentista dispõe de outros recursos para ajudar o paciente, como o uso de flúor, desensibilizantes e lasertera”, orienta a especialista.  

Sensibilidade no dente: o que fazer para tratar? 

Identificar o que causa sensibilidade no dente é fundamental para dar início ao tratamento adequado. Por essa razão, o(a) paciente deve passar por uma consulta individualizada e relatar o máximo de detalhes possível sobre os seus hábitos alimentares, estilo de vida, histórico odontológico e as suas questões de saúde gerais. 

“Pacientes que praticam crossfit ou levantam muito peso em academias, por exemplo, correm o risco de ranger os dentes devido à força necessária para realizar estes exercícios. É um fato da vida cotidiana das pessoas, mas que pode estar envolvido com o desgaste dentário causado pelo atrito. Dependendo de qual seja a causa - ou as causas - pode-se indicar um ou mais tratamentos”, explica a Dra. Uila.  

“Para os casos em que o paciente apresenta retração gengival e/ou perda de substância dentária por lesões não cariosas, é preciso realizar anamnese e exame clínico detalhados para indicar a melhor abordagem terapêutica, que poderá envolver: procedimentos restauradores, cirurgia periodontal (enxerto conjuntivo), tratamento periodontal (nos casos de periodontite), tratamento ortodôntico, ajuste oclusal e tratamento do bruxismo”, orienta a especialista. 

Além disso, algumas medidas podem ser adotadas pelo paciente para reduzir as chances de desenvolver o problema. “É possível prevenir a sensibilidade nos dentes ao eliminar hábitos nocivos, tais como: consumo excessivo de bebidas e alimentos ácidos, escovação traumática, hábitos parafuncionais, como a onicofagia, morder objetos e outros que levem ao desgaste dos dentes”, aconselha. 

Outro cuidado fundamental é caprichar na higiene bucal, escovando os dentes e utilizando corretamente o fio dental após todas as refeições. De acordo com a Dra. Uila, “o uso de cremes dentais específicos para dentes sensíveis não resolvem o problema, mas são auxiliares para ajudar a aliviar temporariamente a sensibilidade nos dentes”.

Esse artigo teve participação de:

Dra. Uila Ramos da Silva
CRO-PE Nº 10.380
Av. Bernardo Vieira de Melo, nº 2730, loja 02, Piedade.
Contato: Whatsapp (81) 99535 6620 / (81) 98528 4650
Instagram: @uilaramos_odontologia

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias