21.12.2020

Sensibilidade dentária após a gengivoplastia: é normal ter? Descubra como aliviar essa dor de dente

A gengivoplastia pode ter como consequência a sensibilidade dentária. Saiba como tratar essa dor de dente com a ajuda de uma especialista!
A gengivoplastia pode ter como consequência a sensibilidade dentária. Saiba como tratar essa dor de dente com a ajuda de uma especialista!

A gengivoplastia é um tratamento bastante procurado nos consultórios dentários. Simples e rápida, ela tem como objetivo corrigir a gengiva e o sorriso do paciente, garantindo não só a estética, como a autoestima de quem a realiza. Embora seja uma cirurgia conhecida, é comum que surjam dúvidas sobre os efeitos colaterais do procedimento, especialmente quanto à sensibilidade dentária. Afinal, é comum sentir os dentes sensíveis após a gengivoplastia? A dentista Kalina Diniz esclarece se isso pode acontecer e como aliviar essa dor de dente.

Entenda o que é a gengivoplastia

Ao contrário do que se imagina, a gengivoplastia é um procedimento odontológico simples e rápido de ser feito. De acordo com a dentista Kalina, ela funciona como uma cirurgia plástica para o sorriso do paciente. “A gengivoplastia é feita na gengiva para corrigir os excessos e imperfeições do tecido gengival”, explica. Para isso, o profissional aplica uma anestesia local e com o bisturi, corta o que seria o excesso de gengiva. Ainda assim, vale ressaltar que o procedimento não envolve a parte óssea e que cada caso deve ser analisado individualmente, já que, se for um quadro de gengiva aumentada, deve ser feito um procedimento mais elaborado.

Sensibilidade dentária após a gengivoplastia é comum?

Se engana quem pensa que optar pela gengivoplastia é sinônimo de ter a sensibilidade dentária como efeito colateral. De acordo com Kalina, esse tipo de sintoma não é tão frequente, mas pode ocorrer em alguns casos. “Cada pessoa reage de uma forma no pós-operatório. Ainda assim, é muito comum que alguns pacientes relatem algum desconforto e até mesmo alguma sensibilidade dentária, especialmente com alimentos gelados”, explica. Por isso, antes de realizar a gengivoplastia, é importante conversar com o seu dentista de confiança e esclarecer todas as possíveis dúvidas sobre o procedimento. Dessa forma, é possível evitar qualquer tipo de dor ou desconforto inesperado.

Como aliviar a dor de dente da sensibilidade?

A boa notícia é que existem algumas formas de se amenizar a sensibilidade dentária causada pela gengivoplastia: evitar comidas quentes, pegajosos e duros, por exemplo, é fundamental nos primeiros dias de pós-operatório. “O ideal é ingerir alimentos líquidos e frios para evitar a sensibilidade e a dor de dente”, aconselha a especialista. Nos casos em que o procedimento é feito nos dentes da frente, também é recomendado mastigar do lado oposto e não morder os alimentos. Além disso, é possível controlar a sensibilidade dentária com o uso de medicações após o procedimento. Sendo assim, vale lembrar que os remédios devem ser prescritos pelo profissional responsável pelo procedimento. Lembre-se: se automedicar não é a melhor opção, ok?

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Kalina Diniz - Dentística e Odontologia Estética
São Paulo - SP
CRO-SP: 110560


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal