
Como o scanner intraoral pode melhorar a sua saúde bucal?
O uso do scanner intraoral pode contribuir para a produção de próteses dentárias e o tratamento de doenças bucais. Entenda!
Compartilhar em suas redes
Você já ouviu falar em scanner intraoral? A tecnologia oferece imagens tridimensionais da arcada dentária e tem conquistado cada vez mais espaço entre os profissionais da odontologia. Na prática, o scanner intraoral permite detectar as áreas com acúmulo de placa bacteriana, prevenir possíveis problemas bucais e auxiliar na produção de próteses dentárias e outros tratamentos. Para entender melhor sobre o assunto, nós conversamos com a dentista Rhianna Barreto que revelou os benefícios da scanner intraoral para saúde bucal.
Scanner intraoral: o que é?
O scanner intraoral, também conhecido como modelagem digital, é uma das tecnologias que vem ganhando destaque durante as consultas odontológicas. “O scanner intraoral é um aparelho de exame de imagem utilizado para escanear as arcadas dentárias para diagnóstico, confecção de próteses e aparelhos ortodônticos estéticos”, explica a especialista.
Nesse sentido, a técnica proporciona imagens em 2D e 3D, incluindo tecidos de difícil alcance. O grande diferencial do scanner intraoral fica por conta da qualidade das imagens. Trazendo altas resoluções, elas permitem que os pacientes visualizem em uma pequena tela o interior da boca, enquanto o procedimento ainda está sendo realizado.
O scanner intraoral pode trazer diversos benefícios à saúde bucal
De maneira geral, o scanner intraoral permite escanear a arcada dentária em uma só consulta. Justamente por isso, a técnica funciona como uma grande aliada quando o assunto é cuidar da saúde bucal. “As imagens em 3D do scanner intraoral podem ser utilizadas em diversos programas, para impressão ou para planejamento de tratamento ortodôntico”, afirma a Dra. Rhianna.
Nesse sentido, a tecnologia é um meio rápido e prático de garantir mais precisão para as moldagens convencionais, como as próteses dentárias. Além disso, pacientes em tratamento ortodôntico também podem ser beneficiados pelo scanner intraoral. “Durante o tratamento, vários escaneamentos podem ser realizados para acompanhar a evolução dos movimentos dos dentes”, revela a especialista.
Quando o uso do scanner intraoral é recomendado?
Se engana quem pensa que o scanner intraoral é utilizado apenas para projeção e planejamento de tratamentos. Na verdade, a técnica pode ser utilizada de diversas formas. Veja abaixo:
O scanner intraoral pode facilitar a produção de próteses dentárias;
- Coroas e implantes são procedimentos que podem ser beneficiados pela scanner intraoral;
Placas de bruxismo podem ser projetadas e feitas com mais precisão através do uso do scanner intraoral;
Aparelhos ortodônticos, como o invisível, também podem contar com a ajuda do scanner intraoral;
O uso do scanner intraoral também pode ajudar a identificar futuros problemas dentais e até mesmo regiões com grande acúmulo de placa bacteriana.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 37448