Saliva artificial: qual a utilidade desse produto
Você sabe para que serve a saliva artificial? Esse produto pode ajudar muito no combate à xerostomia. Continue lendo para saber que papel ela pode desempenhar no tratamento.
Compartilhar em suas redes
A saliva artificial é um produto chave na manutenção da saúde bucal de quem produz pouca ou nenhuma saliva naturalmente. A sensação de boca seca constantemente, dificuldade de engolir e feridas na boca são alguns dos sintomas desse problema, que exige atenção imediata. Por isso, se você sofre com a falta de saliva natural, vale conhecer a saliva artificial e seus benefícios. A seguir, contamos tudo sobre a utilidade deste produto. Confira!
O uso de saliva artificial é um tratamento para a xerostomia e a hipossalivação
A saliva é muito mais poderosa do que a maioria das pessoas imagina. Ela tem função de proteção, lubrificação e auxílio na digestão. Ou seja, é indispensável para a saúde bucal e o bom funcionamento do corpo. Porém, nem todo mundo tem uma produção de saliva regular. É aí que entra a saliva artificial.
A saliva artificial reproduz as funções da saliva natural em pessoas que não a produzem organicamente - seja por condições ou tratamentos médicos ou uso de medicação, por exemplo -, condição conhecida como hipossalivação. Assim, ajuda a evitar problemas bucais causados pela ausência de saliva.
O produto também é usado no tratamento da xerostomia, nome dado a sensação constante de boca seca. Esse problema pode ou não estar relacionado com a hipossalivação, mas costuma ter como origem os maus hábitos alimentares e a má higiene bucal.
Benefícios de usar a saliva artificial: saiba como o produto fortalece a saúde bucal
O principal benefício do uso de saliva artificial por pessoas com hipossalivação é a devolução da umidade que facilita a deglutição e digestão dos alimentos, protege os dentes contra cáries, além de prevenir o surgimento de úlceras e feridas na boca.
Para pessoas com xerostomia, esse benefícios se somam à redução da sensação de secura na boca. Segundo a publicação Bioquímica Básica e Bucal, de 2021, o tratamento de xerostomia e hipossalivação com saliva artificial também pode proporcionar melhorias na fala e redução da ardência na boca dos pacientes.
Como é o tratamento com a saliva artificial? Tudo sobre indicação e uso do produto
A saliva artificial é um produto de fácil acesso em farmácias e drogarias. No entanto, é importante consultar um dentista antes de começar a usar qualquer fármaco voltado para a saúde bucal.
Após o diagnóstico, o profissional poderá receitar não só a marca mais adequada para o seu caso, mas também a dosagem correta do produto no dia a dia. A aplicação costuma ser simples, já que a saliva artificial é geralmente encontrada em formato de spray ou gel.
Mas o tratamento não para por aí. Um estudo publicado na National Library of Medicine dos Estados Unidos sugere que o tratamento para boca seca também pode incluir estímulos mecânicos, como a mastigação de chicletes sem açúcar, para estimular a produção de saliva.
A boa higiene bucal e o maior consumo de água também aparecem no topo da lista de cuidados que potencializam o tratamento. Em casos mais graves, a estimulação elétrica das glândulas salivares é apontada pelos especialistas como um recurso que comprovadamente aumenta a produção salivar.