Dentista lista 5 formas de tratar a retração gengival
Quem lida com a retração gengival já deve ter se perguntado quais são as opções de tratamentos para o problema. Afinal, um sorriso bonito não é feito só de dentes saudáveis e branquinhos e sabemos como ele pode afetar nossa autoestima.
Compartilhar em suas redes
Quem lida com a retração gengival já deve ter se perguntado quais são as opções de tratamentos para o problema. Afinal, um sorriso bonito não é feito só de dentes saudáveis e branquinhos e sabemos como ele pode afetar nossa autoestima. O Sorrisologia conversou com o dentista André Alvim, especialista em periodontia, para saber um pouco mais sobre as soluções disponíveis hoje para cada caso e grau de retração da gengiva. Confira!
O que é retração gengival?
Você reparou que seus dentes parecem um pouco maiores e que o tamanho da gengiva diminuiu? Isso caracteriza um quadro de retração gengival, segundo o Dr. André Alvim. “A gengiva que está ao redor do dente retrai, expondo assim a raiz do dente”, explica. Então, não é que seus dentes tenham crescido ou aumentado de tamanho - na verdade, a retração fez com que a parte escondida pela mucosa bucal aparecesse no sorriso.
Como escolher o tratamento ideal para a retração gengival?
Está sofrendo com a retração gengival? É hora de consultar um especialista no tema, como um periodontista, para ter uma avaliação do seu quadro. O tratamento ideal vai depender do tamanho da retração e da gravidade do problema. “Dentre as causas mais comuns da retração podemos citar uma escovação com muita força, posicionamento anormal ou perda de algum dente, bruxismo, periodontite”, enumera o profissional. “A genética também pode ser a causa desse problema”. Confira 5 abaixo formas de evitar essa questão!
1. Escovação correta
Você já saber que usar o fio dental e fazer uma boa escovação é fundamental para manter um sorriso bonito e saudável. Se você está lidando com a retração gengival, é importante prestar mais atenção à pressão que você faz com a escova nos dentes. “Uma escovação com muita força pode causar um desgaste do dente e também a retração”, alerta André. Nos casos mais leves da redução da mucosa, mudar alguns hábitos na hora de escovar os dentes já é suficiente para resolver o problema.
2. Profilaxia
Nos estágios iniciais da retração gengival, também é possível conter o problema com a profilaxia, isto é, tratamentos de prevenção. Já diz o velho ditado que "prevenir é melhor do que remediar", certo? Por isso, não deixe de visitar seu dentista para ficar com a saúde bucal sempre em dia!
3. Raspagem subgengival
Uma má higiene bucal, as placas bacterianas e as periodontites - infecções ao redor dos dentes - também podem estar relacionadas ao desenvolvimento da retração gengival. Por isso, em alguns casos, a solução mais indicada é a raspagem subgengival, uma limpeza profunda na região.
4. Placas para bruxismo
“O hábito de ranger os dentes pode acarretar em vários problemas dentários - dentre eles, a retração”, alerta o André. Muitas pessoas já conhecem a relação do bruxismo com danos nos dentes, estresse ou até mesmo distúrbios na articulação temporomandibular (ATM), mas pouco se fala sobre como ele prejudica nossas gengivas. Se essa é a principal causa da sua retração, encomendar uma placa de tratamento pode ajudar a melhorar o problema!
5. Cirurgia plástica para retração gengival
Nos casos mais graves, uma solução pode ser a cirurgia plástica para cobrir novamente as raízes dos dentes expostos. Hoje, existem algumas opções como o uso de enxertos gengivais ou até mesmo o reposicionamento da mucosa.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
André Alvim - Periodontista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ 24039