06.08.2020

Retração gengival: por que isso acontece? 5 motivos que podem causar esse problema

Você está com retração gengival e não sabe o que motivou? Conheça 5 causas desse problema
Você está com retração gengival e não sabe o que motivou? Conheça 5 causas desse problema

Você tem notado que seus dentes estão mais aparentes e sua gengiva menor do que o normal? Fique atento: esses são sinais bem comuns de uma recessão ou retração gengival. Esse problema pode atingir o sorriso de muita gente, causando sensibilidade, cárie e uma aparência estética desagradável. Porém, muito mais do que tratar, também é importante prevenir esse problema descobrindo o que está motivando essa resseção. O Sorrisologia listou 5 causas da retração gengival. Conheça e saiba como evitá-la!

1) Escovar os dentes da forma incorreta

Escovar os dentes aplicando muita força na escova pode causar uma série de problemas como, o desgaste do esmalte, a sensibilidade dentária e a retração gengival. Isso acontece devido a abrasividade das cerdas em contato com o tecido, machucando e ferindo a região. Esse movimento feito constantemente acaba resultando no afastamento da gengiva. Para não sofrer com esse problema, basta fazer uma escovação com movimentos mais leves, sem aplicar toda aquela tensão na escova. 

2) Acúmulo de placa bacteriana 

A placa bacteriana é a causadora de muitas doenças bucais, começando pela cárie. Além dessa lesão, o acúmulo dessa massa nos dentes, bem na linha da gengiva, pode motivar a retração gengival. O melhor jeito de prevenir o problema neste caso é escovar os dentes após às refeições e passar o fio dental bem próximo a região. 

3) Falta de higiene bucal

Ficar sem escovar os dentes é um grande erro para sua saúde bucal. A falta desse hábito pode causar mau hálito, acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, a formação de várias doenças, inclusive a retração gengival. Para fugir dessa situação, aplique a higiene bucal na sua rotina após às refeições e antes de dormir. 

4) Gengivite 

A retração gengival também pode ser um sinal de gengivite ou vise-versa. Ela acontece pelo acúmulo de placa bacteriana que acaba refletindo na inflamação da gengiva e, assim, na sua retração. A recomendação aqui é, mais uma vez, exercer uma boa rotina de higiene bucal, e ir ao dentista regularmente para fazer uma limpeza, também conhecida como profilaxia dentária

5) Tratamento ortodôntico

Se você usa aparelho ortodôntico, principalmente o modelo tradicional cheio de ferrinhos e braquetes, pode notar a gengiva retraída. Isso acontece devido à movimentação dos dentes feita pelas estruturas para corrigir a posição da arcada. Neste caso, a melhor solução é conversar com seu ortodontista para indicar o melhor tratamento.


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal